Governo propõe privatizar a Eletrobras

O Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, anunciou nesta segunda-feira (21) a prosposta de vender as ações da Eletrobras. Não foi informada quantas ações seriam vendidas, mas a União perderia o controle sobre a empresa. A União tem 51% das ações com direito a voto e 49% estão com outros acionistas. O Governo espera arrecadar R$20 Bilhões com a privatização. A proposta vai ser ser submetida ao conselho de Parcerias e e Investimentos (PPI) do Governo Federal.

260px-Eletrobras

O Governo quer diminuir a participação da União no capital da empresa, significando que as ações seraão ofertadas na vbolsa de valores. O valor da Eletrobras está entre 19,5 milhões e possui uma dívida de R$38,4 bilhões, só no segundo semestre. A empresa é alvo de investigação no Supremo Tribunal Federal (STF). Chamado de Eletrolão, o STF apura suspeitos de corrupção em contratos de usinas administradas pelo Eletrobras.

Criada em 1962 para coordernar todas as empresas do setor, foi proposta em 1954 pelo Presidente Getúlio Vargas. Mas somente foi aprovada 7 anos depois no governo de João Goulart. A Eletrobras é responsável por 32% da geração de energia e 47% das linhas de transmissão do Brasil.

Screenshot_20170821-221037.png

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s