Nova proposta para mudança no formato do Campeonato Maranhense é aprovada pela FMF e clubes

Na manhã da quinta-feira (9), no congresso técnico realizado no auditório do TJD-MA foi aprovada a proposta apresentada pela Federação Maranhense para a mudança na fórmula de disputa do Campeonato Maranhense.

O novo formato do torneio contará com apenas um grupo na fase classificatória, com os quatro melhores avançando para a semifinais e a competição será realizada entre os dias 21 de janeiro e 8 de abril. Os clubes terão mais 10 dias para sugerir eventuais alterações antes da divulgação do texto definitivo do regulamento do Campeonato Maranhense.

Segundo Hans Nina, diretor de competições da FMF:

“Temos apenas 18 datas cedidas pela CBF e como fazemos parte da região Nordeste, perdemos cinco datas por causa da Copa do Nordeste. Ficamos com apenas 13 datas para o Campeonato Maranhense e realizaremos em 11 datas. As duas datas abertas são o feriado de carnaval, que historicamente não conseguimos fazer jogos aqui no Estado, e o dia 24 de janeiro.”

Em relação ao rebaixamento, assim como nos últimos anos, apenas um time será rebaixado para a Série B do Campeonato Maranhense e o campeão da Segundinha garante o acesso para o torneio. A fase de grupos será disputada apenas com jogos de ida, com cada equipe realizando sete jogos e os quatro melhores avançam para as semifinais, com cruzamento olímpico.

No mata-mata serão jogos de ida e volta, com o time de melhor campanha na classificação geral, jogando pelo empate agregado e com a vantagem de realizar o jogo de volta como mandante.

O campeão maranhense de 2018 garante vaga na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste do ano seguinte, enquanto o vice-campeão tem garante a presença na Copa do Brasil. O melhor clube do torneio, que não dispute as Séries B ou C, garante a vaga na Série D.

Fonte: Globo Esporte – MA

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s