Somos consequência de uma imigração?

Muito se tem a motivar a imigração. Mas vamos la! O que é ser um imigrante?

Ultimamente temos visto em alguns noticiários o anuncio da fuga em massa de determinadas pessoas para países ou fronteiras mais próximas, a maioria delas relacionadas à guerra em seu pais de origem, fuga de uma condição quem sabe desumana, ou simplesmente por busca de uma aventura.

Imigrante 2

O Brasil em si tem sua população formada por imigrantes, justamente após o Brasil tornar-se independente de Portugal e possuir ampla extensão territorial, o mesmo precisou ser povoado, logo, pensou-se em métodos de incentivo por parte do governo brasileiro, para atrair novos moradores destas vastas terras, o que auxiliou o desenvolvimento das mesmas.

Neste mesclar populacional temos em nossos ancestrais: portugueses, espanhóis, ucranianos, poloneses, italianos, africanos.

A data pode ser notada em dois momentos, registrada pela primeira vez por Jânio Quadros em 1957 quando o mesmo era governador de São Paulo pela lei nº 30.128, e, comemorada como data oficial em 25 de junho, quando encerra a semana de festividade da imigração japonesa.

Antes quase sem população, hoje o Brasil é listado como o 5º país mais populoso. E se buscarmos um pouco as raízes de nossa família, veremos quão mesclada a mesma pode ser!

imigrante haiti

Além da imigração europeia outro fator importante a ser citado é a população africana que aqui povoou, tendo sua primeira experiência não por espontânea vontade, nem  por fuga de seu país de origem, mas sim como escravizados, assim como outros povos, trouxeram consigo costumes, vestimentas, linguagem e tradições que ainda nos influenciam. Eram usados como “ferramentas” de trabalho ou como objetos com garantia de grandes lucros por vendas como escravizados. Nas fronteiras africanas, povos africanos eram forçados a embarcarem nos famosos “navios negreiros”, que eram pequenas embarcações que os transportavam até  o litoral brasileiro, em péssimas condições, com péssima alimentação.

Enquanto por uma parte, houve a visão do Brasil como ponto de fuga de alguma guerra ou péssima condição de vida no pais de origem, por outra parte temos a guerra feita aqui para a fuga deste pais pela péssima condição de vida na qual estavam sendo colocados, duas visões, dois pontos de partida. Somos consequência de uma imigração?

 

Leia mais Notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp (98) 98406-2064

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s