SAIBA COMO ARMAZENAR SEUS ALIMENTOS NA PRAIA

cats 2
Levar a comida arcondicionada numa geleira ou mala térmica é fundamental.

Com o fim de semana todo pela frente e os termômetros a prometerem subir até perto dos 40ºC, em algumas regiões do país, ficam reunidas as condições ideais para uma ida até à beira-mar. Se é o seu caso e se está a pensar preparar farnel para levar para a praia, saiba que alimentos deve escolher e como os deve acondicionar para evitar intoxicações alimentares.

Ponto nº 1: opte sempre por transportar a comida numa geleira ou numa mala térmica, com cuvetes (formas) de gelo, ao invés de um cesto de palha, uma mochila ou um saco de pano.

Ponto nº 2: para assegurar que as refeições conservam a sua frescura, acondicione-as em caixas de isopor ou envolva-as em película aderente (papel filme) ou papel de alumínio.

SUGESTÕES ALIMENTARES PARA OS DIAS PASSADOS À BEIRA-MAR:

– Acondicione os alimentos mais perecíveis (queijo, fiambre, iogurtes, etc.) em geleiras, sacos ou malas térmicas com cuvetes de gelo ou placas frias para manter a temperatura;

Transporte os alimentos em caixas fechadas;

– Coloque a geleira ou mala térmica à sombra, longe da exposição solar direta;

Prefira alimentos que não se alterem com o calor (ex.: pão, frutos secos, fruta, conservas, hortícolas, etc.);

– Prepare os alimentos, de preferência, no próprio dia. Durante a preparação lave as mãos e utensílios. Por exemplo, facas utilizadas no corte de peixe ou carnes não devem ser utilizadas para cortar frutas ou hortícolas, para se evitar a contaminação cruzada;

– Se não conseguir uma geleira ou mala térmica evite levar para a praia molhos (maionese, natas), gelatina, produtos de pastelaria com cremes (creme de ovos, chantilly), marisco, quiches, empadas ou folhados.

– E se você é daquelas pessoas que já costuma levar fruta, mas cortada em pedaços, saiba que o melhor mesmo é começar a levar a fruta inteira, pois resiste mais facilmente ao transporte e à temperatura e fica menos sujeita a contaminações por bactérias. As frutas mais resistentes são a maçã, a pêra, a banana, a tangerina, a laranja e a nectarina (pêssego careca).

– Fruta lavada e água são alimentos por excelência do Verão. Beba água ao longo do dia e proteja a saúde dos seus rins. No Verão e em particular nos dias mais quentes e com maior atividade física bebemos sempre menos água do que o necessário. A água deve ser sempre a bebida de eleição, pois “interfere no funcionamento de todos os sistemas e órgãos e também auxilia na regulação da temperatura corporal”, explicam os especialistas. As crianças devem beber cerca de 1 litro e os adolescentes e adultos até 1,9 litros, no caso dos homens, e até 1,5 litros, no caso das mulheres.

– Bebidas alcoólicas e refrigerantes não são uma boa ideia pois aumentam o risco de desidratação.

No mais aproveite muito o sol, a brisa, o mar.

cats

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e WhatsApp (98) 98506-2064.

Um comentário sobre “SAIBA COMO ARMAZENAR SEUS ALIMENTOS NA PRAIA

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s