Dicas de como começar um blog pessoal

Uma das ótimas alternativas para colocar em prática o que se aprende nas cadeiras de jornalismo é criando um blog. Os alunos de jornalismo pensam em criar um blog como plataforma para divulgação dos seus textos. Existem várias plataformas como o WordPress, Blogger e o Wix, que são gratuitos e são ótimos para começar, sendo fáceis, simples e não precisa ser um profissional do Designer para usar. Um dos questionamentos para começar um blog é como começar. O Cubo fez umas dicas de começar seu blog.

  • Aposte em um público alvo

Aposte em uma temática ou um público alvo, como Geek, Esporte, Política, entre outros, para ter foco no trabalho. Uma opção é escolher um tema que você possuía um maior entendimento, assim poderá explorar e ter maior facilidade em falar sobre o tema.

  • Crie um nome interessante

Crie um nome que seja referência ao seu assunto ou público alvo. Assim fará que o seu blog seja mais fácil de ser encontrado no buscar do Google. Não use seu nome próprio, ao menos que você seja conhecido, como vários jornalistas já renomados que possui blog com o próprio nome.

  • Elabore uma identidade visual

A primeira imagem é a que fica. A identidade visual é tudo para que seu público se identifique com o conteúdo. Escolha uma template atrativo e organizado que combine com o tema e seu público alvo. Tenha cuidado com fundo pretos e azuis, que podem dificultar a leitura ou mesmo templates muito poluídos. Crie um logotipo só seu e faça um menu com as seções do seu blog bem dispostas. Isso ajudará o leitor a entender os diferentes tipos de conteúdo que você disponibiliza na sua página.

  • Preste Serviço

Crie postagens de “passo a passo”, como essa postagem. Procure dar dicas e tópicos, isso vai deixar seu blog com conteúdo e atrairá novos leitores curiosos. A internet tem essa característica de prestar serviço, de trazer conteúdos que ajudam as pessoas a entenderem e a resolverem os mais diferentes problemas.

  • Use uma linguagem adequada

Comece a usar o que aprendeu em suas aulas. Use uma linguagem mais formal, respeitando a Língua Portuguesa. O blog servirá como pratica para sua futura carreira. Erros gramaticais podem colocar em xeque a credibilidade do seu blog. Por sermos jornalistas, somos muito mais cobrados pelo público nesse sentido.

  • Atualize com frequência

Trate seu blog como um filho, cuide dele todo dia. Poste todo dia para que seu público crie fidelidade. O ideal seria você atualizar seu blog todo dia, mas, se não conseguir, tente colocar algo relevante nele pelo menos três vezes por semana. No início pode ser cansativo e desgastante procurar assunto e conteúdo, mas com a prática isso se torna algo prazeroso.

  • Dica extra

O começo sempre é difícil, compartilhe com seus amigos e familiares. Uma boa ideia é se juntar com os amigos de sala e construir um blog que todos atualizem juntos. Procure por conteúdo inéditos para ter um diferencial entre tantos que existe na internet.


Leia mais Notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp (98) 98506-2064

Para O Cubo crescer, vamos precisar da sua ajuda. Seja patrão do blog dando um pequeno patrocínio.

https://www.catarse.me/ocubo?ref=project_link


Digite seu e-mail para assinar as notificações deste site

Junte-se a 1.034 outros seguidores

 

2 comentários sobre “Dicas de como começar um blog pessoal

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s