Projeto ‘Circo Tá Na Rua’ espalha a linguagem circense pelas ruas de São Luís

Artistas de teatro, artes visuais e música espalham a cultura artística

Por Cristhian Pereira e Janilson Silva

Quem costumava frequentar o Centro Histórico de São Luís, às segundas feiras, se deparava com diversas praças vazias e sem nenhum atrativo para os visitantes. Segundo Donny dos Santos, organizador do projeto ‘Circo Ta na Rua’, não havia nenhum movimento que pudesse chamar a atenção das pessoas. “Eu passava pelo Centro Histórico e não tinha nada, nada acontecia, era um espaço que não tinha atividade”, contou.

Completando cinco anos em julho, o ‘O Circo Ta na Rua’ é composto por diversos artistas de áreas distintas como música, artes visuais e teatro. O grupo surgiu da necessidade desse coletivo em treinar as modalidades de circo, devido a inexistência de um local próprio para encontro e treino dos componentes. “Como São Luís não tem escola de circo, e nem circo de lona, nós começamos a treinar as modalidades na Praça Nauro Machado, e hoje se tornou um treino de circo aberto ao público”, afirmou Necylia Monteiro, formada em teatro e ex-integrante de circo.

Hoje em dia, o projeto virou um ponto de encontro entre quem frequenta a praça e os artistas de diversas áreas. Com o crescimento, o ‘Circo Ta na Rua’ também movimentou economicamente o local. Vários vendedores ambulantes agora se deslocam para a área nos dias de apresentação ‘O Circo Ta na Rua’ possibilita coisas circenses para a galera que não tem tempo no dito circo, e o projeto no Centro Histórico, na Nauro Machado, é muito bom porque, muitas vezes, não tem nada de interação, e eles já chegam dando alegria”, enfatizou Carlos Gama, estudante de Design no Ceuma.

O material circense fica disponível na praça, todas as segundas 18h30 às 21h, onde os interessados podem usufruir. Voluntários do projeto ficam à disposição para ensinar no manuseio dos objetos. Apesar de ser um projeto já bem estabelecido no Centro Histórico, o ‘Circo Ta na Rua’ não recebe patrocínio ou ajuda financeira do governo ou de empresas privadas. Todo custo é financiado pelo voluntários e artistas do projeto.

 


Leia mais Notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp (98) 98506-2064

Para O Cubo crescer, vamos precisar da sua ajuda. Seja patrão do blog dando um pequeno patrocínio.

https://www.catarse.me/ocubo?ref=project_link


Digite seu e-mail para assinar as notificações deste site

Junte-se a 1.026 outros seguidores

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s