OAB recomenda praticas da pseudociência em sua Cartilha da Saúde Mental da Advocacia

A pseudociência são um conjunto de teorias, métodos e afirmações com aparência científica, porém usam de elementos falsos e não usam métodos científicos.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) recomendou em sua Cartilha da Saúde Mental da Advocacia a pratica e uso de pseudociência como métodos integrativas e complementares, como o Barra de Access. A cartilha contem ações que visam dar destaque a programas de prevenção e tratamento de doenças ocupacionais e mentais que afetam advogadas e advogados brasileiros.

A pseudociência são um conjunto de teorias, métodos e afirmações com aparência científica, porém usam de elementos falsos e não usam métodos científicos. O problema está em colocar essas falsas ciências como métodos recomendáveis para cuidar da saúde mental, como se houve alguma comprovação cientifica. Entre as pseudociências recomendadas está: a Meditação, Yoga e Barra de Access.

Sendo a OAB uma instituição que tem a finalidade a defesa dos direitos humanos, tem a obrigação não propagar métodos duvidosos e falsos. Por exemplo, a Barra de Access é fruto de uma religião chamada Cientologia que mistura ciência, dogmas religiosos e teria da conspiração que envolve alienígenas. Na Cartilha divulgada, a OAB afirma que o método usa abordagem terapêutica, o que é puramente falso, pois a Barra Access nunca foi aceita pela Psicologia ou Psiquiatria. O criador do método, Gary Douglas, nunca publicou qualquer artigo que comprovasse a eficácia dessa abordagem terapêutica.

A recomendação de uso da pseudociência pode agravar um problema psicológico, do mesmo modo que não se deve recomendar e incentivar o uso de remédio sem recomendação médica. Nesse caso, existe o perigo do uso de um método falso e sem comprovação da área da psicologia.

A denuncia foi feita pela Doutora em Física de Partículas, Gabriela Bailas, em seu canal do Youtube “Física e Afins”. A doutora usa o Youtube para propagar o conhecimento cientifico e combate a propagação das pseudociências. No vídeo, ela explica a origem e toda a história por trás da Barra de Access.

https://www.youtube.com/watch?v=dx_z4HWGKAQ&t=273s

Leia mais Notícias em cubonoticias.wordpress.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Digite seu e-mail para assinar as notificações deste site

Junte-se aos outros seguidores de 2.297

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: