Rumbora Marocar | Checagem da declaração de Rubens Júnior sobre professores de São Luís

*Texto de Polyana Amorim/Equipe Rumbora Marocar – a checagem completa no site oficial da campanha “Rumbora Marocar” (www.rumboramarocar.com.br) e/ou em: https://bit.ly/366FYMf. 

UPAON AÇU – O candidato do PCdoB, Rubens Júnior, em entrevista na TV Cidade, no dia 26 de outubro, aos “00”03″50, afirmou que “40% dos professores não têm ensino superior e 57% lecionam em uma disciplina que não é a deles”.

A mesma afirmação foi feita em sabatina do jornal O Imparcial, realizada no mesmo dia, à noite, e transmitida via Facebook. Lá, o candidato declarou aos 00″25″10, que “40% dos professores de São Luís não têm ensino superior e 55% dos professores não lecionam a matéria em que têm graduação”.

A equipe do Rumbora Marocar foi verificar.

VERIFICAMOS

Conforme Censo Escolar Inep de 2019, em São Luís existem, em média, 97,05% de profissionais, na educação básica – infantil (96,2%) e fundamental (97,9%), exercendo a função docente com ensino superior na rede municipal de ensino.

Quanto à adequação do professor à disciplina lecionada, o indicador referente do Censo 2019 apresenta os seguintes dados: 73,1% dos professores da educação infantil têm formação na mesma área da disciplina que lecionam e 23,9% têm bacharelado sem complementação pedagógica ou possuem outra formação diferente da área em que lecionam. Apenas 3% não possuem formação no ensino superior.  

No ensino fundamental, são 64% de professores atuando em disciplinas de sua formação, 20% atuando em disciplinas fora de sua formação e 2,9% atuando sem terem concluído o ensino superior. 

Portanto, existem professores atuando fora de sua área de formação e até sem formação superior na rede municipal de ensino, porém em proporções bem menores das que foram apresentadas pelo candidato.

Ganhando o selo do Rumbora Marocar: Esparroso: Exagerado. A informação está no caminho correto, mas houve exagero de mais de 10% e de menos de 100% frente ao total real.

Para saber a versão do candidato sobre a checagem e a nota da Equipe do Rumbora Marocar sobre esta verificação, leia em: https://bit.ly/366FYMf

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: