IEMA realiza a 2ª Edição do Pink Shirt Day

O Pink Shirt Day já está incorporado ao calendário acadêmico do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Esta edição acontece online, nesta terça-feira (4), em um dia dedicado a iniciativas antibullying e de combate à discriminação, preconceito e intolerância. É esperada a participação de todas as Unidades Plenas.

A ideia foi apresentada à Diretoria de Ensino e Pesquisa pelos intercambistas, que fizeram High School no Canadá, em 2019. Eles vivenciaram essa atividade nas escolas canadenses em que estudaram durante um semestre. Desde então, o projeto foi adotado no IEMA e este é o segundo ano que a ação será realizada.

A preocupação das equipes gestoras é aliar o Pink Shirt Day a ações de enfrentamento à violência que ocorre em muitos setores da sociedade e, também, no ambiente escolar. Além disso, com o acesso em massa às redes socias, práticas preconceituosas e discriminatórias em forma de discurso de ódio se tornaram mais evidentes, afetando direta e indiretamente a todos.

Para o diretor de Ensino e Pesquisa do IEMA, Elinaldo Silva, “será um dia para combater qualquer tipo de preconceito e intolerância no ambiente escolar, entre eles, racismo, homofobia, gordofobia, machismo que se manifestam em forma de bullying e contribuem para práticas discriminatórias e de constrangimento, especialmente nas redes sociais. É nosso dever como educadores promover esses debates em nossas Unidades Plenas e sensibilizar nossos jovens a evitarem essas práticas repugnantes”.

A comunidade escolar recebeu algumas sugestões de atividades remotas a serem adotadas durante o Pink Shirt Day IEMA 2021. O gestor pedagógico deverá acompanhar o desenvolvimento da atividade garantindo sua efetivação. Para começar, os participantes devem utilizar a cor rosa, inicialmente no dia 4 de maio, e todas as terças-feiras do mês, para simbolizar o evento; realizar lives às terças-feiras do mês de maio para discutir temáticas do evento; produzir vídeos curtos em ambiente virtual, destacando a importância do dia e da temática abordada; realizar momentos com vivências sobre a importância do respeito às liberdades individuais; promoção de bate-bola entres Unidades com perguntas e respostas sobre situações de preconceito vividas e como foram superadas.

O Pink Shirt Day do IEMA vai se solidificando como um ambiente em que os estudantes são estimulados a aprender a reconhecer e a respeitar individualidades e comportamentos. O evento é consonante à premissa “aprender a conviver”, um dos quatro pilares da educação seguidos no modelo institucional do IEMA. Um trabalho dos estudantes focado no desenvolvimento de competência e habilidades de viver juntos e valorizar a diversidade em todas as suas formas. É um bom começo para uma jornada de formação de cidadãos conscientes de que a violência é um caminho a ser evitado.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: