UEMA, Sagrima e Fapema firmam parceria para estágio de alunos dos cursos de Ciências Agrárias

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) firmaram, na manhã desta sexta-feira (14), convênio para a realização de estágio na secretaria para alunos dos cursos de Ciências Agrárias da instituição.

Com a parceria serão ofertadas 20 vagas de estágio aos acadêmicos regularmente matriculados e com frequência, dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia de Pesca e Zootecnia.

Segundo o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda, o estágio terá duração de um ano. “Os estagiários darão suporte aos projetos da Sagrima e poderão, assim, conhecer melhor as demandas do estado. Então, o aluno que participar sairá mais preparado, com uma gama grande de informações que vai contribuir muito em sua vida profissional”, explicou.

O vice-reitor da UEMA, Walter Canales, destacou a importância do convênio de estágio para a Universidade e a sociedade. “A assinatura desse convênio é muito importante para nossa instituição e para nossos alunos, que poderão ter uma relação direta com o mercado de trabalho dentro da secretaria estadual de agricultura, onde há possibilidade de aprimorar seus conhecimentos e fornecer apoio aos pequenos produtores, aos que necessitam de informações para melhorar a qualidade das suas produções, da sua renda”, afirmou Walter.

Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão, José Sergio Delmiro Vale, a universidade é uma parceira fundamental na agropecuária do estado. “A agropecuária é formada por muitos elos. As cadeias produtivas são transversais, e um elo importante é a academia, porque sem pesquisa, sem extensão, sem a universidade, nós não teremos uma agropecuária forte dentro do nosso estado. Precisamos colocar à disposição dos nossos pequenos agricultores essa tecnologia, fazer essa transferência de saberes, para que possamos transformar a agricultura, a pecuária e pesca que temos hoje no estado. Acredito que a gente ainda tem muito a contribuir em conjunto para agropecuária do Maranhão”, disse o secretário.

Para o presidente da FAPEMA, André Luís Silva dos Santos, o maior beneficiado com o convênio é o estado. “A Fapema é um vetor de união entre a necessidade da Sagrima e necessidade da UEMA, onde o Maranhão sairá ganhando, pois terá profissionais mais capacitados para atuar em áreas especificas de interesse para o estado. Ficamos orgulhosos em participar dessa ação e da quantidade de pessoas que serão beneficiadas”, falou.

Participaram ainda da solenidade a pró-reitora adjunta de Graduação, Fabíola Santana; a secretária adjunta de Relações Institucionais da Sagrima, Rosani Aranha; o professor Nordman Wall, representando a diretora do Centro de Ciências Agrárias da UEMA.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: