Comitê de Participação Popular é lançado pelo Coletivo Nós

Anúncios

Nesta quinta-feira (20), o Comitê de Participação Popular (CPP), realizado pelo Coletivo Nós, foi lançado no Convento das Mercês, localizado no bairro do Desterro, em São Luís.

O objetivo principal do Comitê é garantir a participação efetiva e contribuição da população no mandato e no controle social da gestão pública e será composto por cerca de 70 pessoas de toda cidade, entre adolescentes, jovens, adultos e idosos. O evento acontecerá de forma híbrida, sendo para um número restrito e o restante participará de forma online, respeitando as orientações de saúde durante a pandemia.

O co-vereador Eni Ribeiro enfatizou que o Comitê visa a pluralidade e dar voz a todos os grupos de pessoas. A co-vereadora Eunice Chê acrescentou que o mesmo é constituído por pessoas das comunidades, entidades da sociedade civil, servidores e servidoras presentes na gestão pública, comprometidos e comprometidas com as causas sociais e que pautam as políticas públicas no seu dia a dia, de modo que todos caminhem de forma sólida, participativa e democrática.

Anúncios

“Sempre defendemos que é necessário enxergar as mulheres e homens da periferia, a população negra, os povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, a população da zona rural, os LGBTQIA+ e a juventude nos diferentes espaços de decisão política, social, econômica e cultural nos âmbitos de poder municipal, estadual ou federal” enfatizou a co-vereadora Eunice Chê.

Delmar Matias, co-vereador do Coletivo Nós, destaca que o CPP reconhecerá o povo como cidadãos e protagonistas no centro das tomadas de decisões.

“O povo das comunidades além da representação na Câmara, precisa se ver e se sentir parte, com sentimento de pertencimento neste processo legislativo que por tantos anos foi institucionalizado e fechado. A proposta desse comitê é para que estas diretrizes saiam do papel, integrar diversos militantes das políticas públicas, detentores de sabedorias ímpares e práticas de lutas sociais inegáveis, para que estas diretrizes deixem de ser sonhos e se tornem realidade”, completou.

Anúncios

Estruturas básicas

Outro propósito do CPP é possibilitar um conjunto de ações afirmativas com o poder público, a sociedade civil e a população em geral, para a melhoria das estruturas básicas de retomada da rotina da vida das comunidades, como, por exemplo, espaços de lazer, creches, escolas, postos de saúde, emprego e renda, levando em consideração a cultura do Bem Viver.

A co-vereadora Flávia Almeida explanou sobre os princípios defendidos pelo comitê.

“Nós temos como princípios a defesa irrestrita dos valores universais dos Direitos Humanos, a proteção aos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, a representatividade e emancipação das mulheres, o protagonismo da juventude e dos cidadãos na política, a valorização dos costumes, tradições e o modo de vida dos ludovicenses, o combate ao fascismo, racismo, LGBTfobia e todas as formas de preconceito, o respeito à diversidade de opiniões, gêneros, credos e etnias, além da defesa da democracia, da liberdade de expressão e do direito à informação”, concluiu.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: