Hospital da Mulher possui 15 leitos inativos por falta de recursos humanos

Anúncios

Hospital da Mulher possui 15 leitos de enfermaria inativos e por falta de recursos humanos. A confirmação veio do Ministério Público do Maranhão (MPMA) e a Defensoria Pública Estadual (DPE) durante uma vistoria realizada nesta quinta-feira (27).

O Hospital da Mulher, que presta atendimento exclusivo a casos de Covid-19, em São Luís, possui no total 30 leitos, com 15 inativos por falta de recursos humanos.

A informação consta no relatório elaborado pelos representantes das duas instituições, com objetivo de conter um possível colapso na rede de saúde da Grande São Luís, ocasionado pelo aumento do número de internações relacionadas à Covid-19. O Hospital da Mulher fica localizado na avenida dos Portugueses, no bairro do Anjo da Guarda.

Até a noite de quarta-feira, 26, só havia oito leitos de UTI disponíveis para pacientes de Covid-19 na Grande São Luís. Conforme levantamento, o Governo do Estado dispõe de 269 vagas exclusivas de UTI e outros 532 leitos clínicos para tratamento do coronavírus.

“Estivemos com a Defensoria Pública do Estado no Hospital da Mulher e no Hospital Universitário para verificar a disponibilidade de leitos de UTI e leitos clínicos e constatamos que ambos estão com a taxa de ocupação altíssima, beirando o colapso. A demanda é muito alta. Os dois atendem pacientes de toda a zona metropolitana. No Hospital da Mulher, encontramos 15 leitos inativos”, destacou a promotora de justiça Elisabeth Albuquerque.

DISPONIBILIZAÇÃO

Após a vistoria do MPMA e DPE, o prefeito Eduardo Braide anunciou, na manhã desta sexta-feira, 28, a disponibilização de 10 leitos de UTI no Hospital da Mulher para tratamento de Covid-19.

UNIVERSITÁRIO

A segunda vistoria foi no HUUFMA, onde Elisabeth Albuquerque e Cosmo Sobral foram recebidos pela coordenação. O Hospital é gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSEH).

A equipe técnica que atua na regulação da Secretaria de Estado da Saúde fez a verificação dos leitos para identificar quais, efetivamente, estão destinados ao atendimento de casos de Covid-19. No momento da vistoria, havia 15 leitos de enfermaria para Covid, com ocupação de 46%, e outros 20 leitos de UTI, com ocupação de 90%.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: