Webnário da DPE/MA discutirá os desafios no fortalecimento do combate ao racismo na atualidade, a partir desta sexta (04)

“Questões étnico-raciais e os desafios da luta antidiscriminatória” é o tema do webnário que a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) inicia nesta sexta-feira (4), reunindo grandes nomes do cenário local e nacional. Um deles é o da doutoranda em Ciências Jurídico-Políticas, Chiara Ramos, que proferirá a palestra magna de abertura do evento, cuja programação se estenderá até o próximo dia 17 de junho.

Anúncios

Ainda no dia 4 de junho, acontecerão os debates da Mesa A, com o tema “Direito e racismo estrutural”. Conforme a programação, os palestrantes serão a doutoranda em Direito, Estado e Constituição, Juliana Lopes e o doutorando e mestre em Direito pela UnB, Rodrigo Portela, tendo como mediador o defensor público do Maranhão, professor e mestrando em Direito pela UNB, Thales Alessandro Dias Pereira.

Com transmissão pelo Google Meet, o webnário é coordenado pela Escola Superior da DPE/MA, com a proposta de discutir a temática do racismo e seus desdobramentos de forma ampla, com debates e discussões que visam contribuir com um olhar mais ampliado sobre os desafios dessa temática no país.

“Com esse evento, a Defensoria cumpre seu papel enquanto educadora em Direitos Humanos, trazendo, ainda, os defensores públicos para também compartilharem seus conhecimentos, propiciando a conscientização da população sobre o tema”, explicou a defensora pública e diretora da Escola Superior, Cristiane Marques, acrescentando que o evento integra também a campanha “Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial”, lançada este ano pela Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) por ocasião do Dia Nacional da Defensoria Pública. 

 Foram abertas 80 vagas para o evento on-line, que dará direito a certificação de 20 horas aos inscritos que participarem de pelo menos três mesas de debates. Ainda comemorando o sucesso do lançamento do webnário, que em menos de 24 horas teve as inscrições esgotadas, Cristiane Marques aproveitou para adiantar planos futuros.

Anúncios

“Essa receptividade tão positiva nos deu a convicção da pertinência em promover um evento desse tipo. Por essa razão, já estamos programando o segundo módulo que tem início previsto para o mês de julho, com a possibilidade de aumentar o número de vagas”, assinalou.

Programação – Assim como a palestra magna, as demais atividades do webnário serão iniciadas sempre a partir das 18h, num total de quatro encontros. No dia 8 de junho, o tema da Mesa B será “Racismo: uma análise multidisciplinar”, com as palestrantes Raquel Santos Almeida, bacharela e licenciada em Ciências Sociais (UFPA) e Edilson Sá, membro do Instituto Negro Cosme e do Coletivo MA-MAPUTO. A ouvidora-geral da DPE/MA Fabíola Diniz ficará responsável pela mediação.

No terceiro encontro, dia 10 de junho, os participantes terão a oportunidade de debater sobre “Ativismo negro no espaço virtual”, na Mesa C. O tema terá como palestrantes o sócio-diretor do Instituto Da Cor ao Caso, Rômulo Mafra Cruz e a historiadora, artista e afroempreendedora Kellen Lopes Ramalho, com a mediação da diretora da Escola Superior da DPE/MA, Cristiane Marques, mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça.

Encerrando a programação desta primeira fase, no dia 17 de junho, haverá a Mesa D, com o tema “Um debate sobre a diversidade nas carreiras jurídicas” e os palestrantes Gabriel Furtado, subdefensor-geral do Estado, Samira Mercês dos Santos, coordenadora do Núcleo da Diversidade do Ministério Público Estadual, e Marco Adriano Ramos Fonseca, juiz de Direito da 1ª Vara de Pedreiras. A defensora pública do Maranhão e mestre em Direito pela UNB, Clara Welma, mediará o debate.

Anúncios

Webnário “Questões étnico-raciais e os desafios da luta antidiscriminatória”

Programação

04.06
Palestra magna de abertura: Chiara Ramos – Doutoranda em Ciências Jurídico-Políticas
Mesa “A” – Direito e racismo estrutural
Palestrantes: Juliana Araújo Lopes – Doutoranda em Direito, Estado e Constituição. Rodrigo Portela – Doutorando e mestre em Direito pela UnB.
Mediador: Thales Alessandro Dias Pereira – Defensor público do estado do Maranhão, professor e mestrando em Direito pela UNB.

08.06
Mesa “B” – Racismo: uma análise multidisciplinar
Palestrantes: Raquel Santos Almeida – Bacharela e licenciada em Ciências Sociais (UFPA). Edilson Sá – Membro do Instituto Negro Cosme e do Coletivo MA-MAPUTO.
Mediadora: Fabíola Diniz – Ouvidora-geral da DPE/MA

10.06
Mesa “C” – Ativismo negro no espaço virtual
Palestrantes: Rômulo Mafra Cruz – Sócio-Diretor do Instituto Da Cor ao Caso. Kellen Lopes Ramalho – Historiadora, artista e afroempreendedora.
Mediadora: Cristiane Marques Mendes – Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, defensora pública e mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça.

17.06
Mesa “D” – Um debate sobre a diversidade nas carreiras jurídicas
Palestrantes: Samira Mercês dos Santos – Coordenadora do Núcleo da Diversidade do Ministério Público Estadual. Marco Adriano Ramos Fonseca – Juiz de Direito da 1a Vara de Pedreiras. Gabriel Santana Furtado Soares – Subdefensor público-geral do estado do Maranhão.
Mediadora: Clara Welma – Defensora pública do estado do Maranhão e mestre em Direito – UNB.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: