IEMA vai capacitar professores na Formação em Robótica Educacional

Considerada uma das áreas mais promissoras para as chamadas profissões do futuro, seja na produção industrial, na medicina ou até mesmo em atividades domésticas, a robótica está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Com o objetivo de trabalhar práticas pedagógicas, experimentos e proporcionar qualificação profissional, o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), oferece formação em Robótica Educacional para capacitar professores das 23 Unidades Plenas. O evento acontece no mês de junho, sempre das 8h às 17h. A Formação em Robótica Educacional será ministrada em cinco polos.

Anúncios

Na primeira fase, que inicia no dia 7 de junho, participam os professores de robótica das Unidades Plenas de São Luís (Centro-São Luís; Itaqui-Bacanga; e Rio Anil), além de São José de Ribamar, Bacabeira, Cururupu, Axixá, Bacelar Portela, Gonçalves Dias e Brejo. O encontro acontece no Polo 1 – Locomotiva Hob, localizado na antiga REFFESA. Nos dias 9 e 10 de junho, a formação acontece na UP de Coroatá, e serão contemplados educadores das UPs de Coroatá, Vargem Grande e Timon.

Em seguida, no dia 11 de junho, a formação está marcada para acontecer na Sala Maker, na UP de Pindaré-Mirim, para os profissionais das UPs de Santa Inês, Pindaré-Mirim, Codó, Santa Luzia do Paruá e Bacabal.

Os educadores de Amarante e Presidente Dutra estarão reunidos na Sala Maker, nos dias 14 e 15 de junho. Para finalizar a programação, no dia 16 de junho, a formação atende educadores de São Vicente Ferrer e Viana, na UP de Viana.  

A programação inicia com apresentação da disciplina e ementa, juntamente com a entrega de apostilas sobre plataformas digitais para alunos; Linguagem de Programação em Bloco; Linguagem de Programação Lego; Prototipagem Kits Lego e Competições de Robótica.

“Desde 2016 já capacitamos mais de 60 professores em toda rede IEMA. Atualmente a Formação em Robótica Educacional trabalha a parte pedagógica da apostila, plataformas digitais, práticas experimentais, competições e mostras”, destacou o coordenador de Robótica, Fábio Aurélio Costa.

Anúncios

A formação acontece em caráter presencial, devido à necessidade de trabalhar na fase prática o manuseio dos kits Lego e a nova formação na plataforma Arduíno, sistema que inclui hardware e software livre e visa oferecer ferramentas adaptáveis e de baixo custo para a criação de projetos interativos de diversas ordens. Vale destacar que esse tipo de formação acontece anualmente, desde 2017, com o objetivo de trabalhar práticas pedagógicas e experimentos nas plataformas.

Cada Unidade é equipada com kits Lego e Arduíno, para que os professores da disciplina possam trabalhar as práticas com o os alunos. Estas são primeiramente exercitadas nas formações de professores e replicadas em sala de aula.

Atualmente, o IEMA é referência nacional em práticas exitosas na área de robótica. Desde 2016, o Maranhão investe em equipamentos robóticos e formações de docentes que visam incentivar a participação de alunos nas competições a nível estadual, nacional e internacional.

“Em 2018, a disciplina de robótica estava inserida em apenas um semestre. Devido sua importância, em 2021, o conteúdo foi prolongado para um ano e surgiram demandas por aulas práticas experimentais. Houve a necessidade de aprofundarmos na teoria das duas plataformas que trabalhamos,. Além disso, ocorreu também a necessidade de buscar parceria com professor Antônio Fernandes, coordenador de Inovação. Juntos, produzimos apostila própria para auxiliar nossos educadores, levando em consideração as peculiaridades do contexto maranhense”, explicou o professor Fábio Aurélio Costa.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: