Universitários do Curso de Letras da UEMA lançam blog com textos escritos por alunos da rede pública de ensino

Com o intuito de valorizar a escrita autoral do gênero carta pessoal, as estudantes do 8º período do Curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gabriela Lages Veloso e Letícia Rodrigues da Silva criaram o blog “Cartas: (re)escrevendo histórias”, que contém textos de alunos do 1º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino maranhense.

Anúncios

O blog é resultado de um projeto didático da disciplina de Estágio Supervisionado, que teve a orientação da professora Mary Joice Rios.

Durante o projeto, os alunos do Centro de Ensino Santa Tereza, no Bairro Cidade Operária, fizeram a retextualização de contos e poemas em formato de cartas pessoais. Alguns dos textos reescritos foram “A Moça Tecelã”, “O Relicário”, “Soneto de Fidelidade” e “Louvação a São Luís”.

“Nós acreditamos que a leitura pode transformar o mundo ao nosso redor e também acreditamos na autoria visando a autonomia do aluno. Então, os alunos puderam reescrever os textos de grandes autores modificando o gênero para carta pessoal, mas mantendo os elementos essenciais dos textos originais”, explica Gabriela Lages.

Por causa da pandemia, todas as atividades do projeto foram realizadas de modo remoto e a coletânea de cartas pessoais escritas pelos alunos está acessível no blog.

Confira em: https://cartareescrevendohistorias.blogspot.com/

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: