Posts atribuem a Bolsonaro obra de transposição do São Francisco concluída em 2015

Uma foto que mostra um canal da transposição do rio São Francisco inaugurado em Cabrobó (PE) em 2015, durante o governo Dilma Rousseff (PT), circula nas redes sociais como se exibisse uma obra da gestão Bolsonaro (veja aqui). A imagem é usada nos posts com outras cinco, atribuídas à era petista, de cenas da seca no Nordeste. Ao menos uma delas, porém, foi registrada quando Michel Temer (MDB) era o presidente.

Anúncios

Postagens que trazem as imagens com o falso contexto reuniam ao menos 2.300 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (2) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma ‌(‌saiba‌ ‌como‌ ‌funciona‌).


Incluída em um mosaico que circula em posts nas redes sociais, a foto que mostra um canal da transposição do rio São Francisco não retrata uma obra entregue pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido). O canal foi inaugurado em Cabrobó (PE) em agosto de 2015 com a presença da então presidente Dilma Rousseff (PT). O registro foi feito por Taisa Alencar para o G1.


Obra antiga. Canal do Eixo Norte em Cabrobó (PE) foi entregue em agosto de 2015 (Reprodução/G1).

Em dezembro de 2018, antes da posse do atual governo, o eixo norte da transposição, onde está o canal de Cabrobó, estava 95% concluído. Bolsonaro inaugurou apenas a última etapa, no ano passado, em Penaforte (CE), a 100 quilômetros da cidade pernambucana.

Anúncios

As outras imagens que circulam junto a essa nas postagens também são usadas fora de contexto. Aos Fatos localizou a autoria de quatro delas, que não foram tiradas na região de Cabrobó. Um dos registros também não foi feito durante governos do PT, mas já na gestão de Michel Temer (MDB).

A primeira foto (veja abaixo), que mostra uma mulher carregando um balde na cabeça, foi registrada em abril de 2017, em Bonfim de Feira (BA), por Alan Tiago Alves, do G1.

A imagem que mostra um homem e um cavalo levando galões de água em uma estrada de terra (veja abaixo) foi publicada originalmente em 2013, quando Dilma era presidente, mas no Ceará. A foto é de Cid Barbosa, do Diário do Nordeste.

Já a terceira foto (veja abaixo), que mostra dois burros de carga, foi registrada pelo fotógrafo Régis Falcão em 2012, também no governo Dilma. Ao Aos Fatos, Falcão informou que a imagem foi feita em local próximo a Jaicós (PI).

Anúncios

Já a foto que mostra um homem segurando um pedaço de terra (veja abaixo) foi registrada em 2008, ano em que Lula (PT) era presidente. A foto está disponível na base Wikimedia Commons com o título “Seca na região Nordeste do Brasil”, mas não há especificação do local da imagem.

Por fim, a postagem engana ainda ao afirmar que o PT teria governado o Brasil por 16 anos. Foram 13.

Esta é a segunda peça de desinformação sobre a transposição do São Francisco checada por Aos Fatos nesta semana. Na segunda-feira (28), foi desmentido que a obra mostrada em um vídeo também em Cabrobó seria uma realização de Jair Bolsonaro.

Referências:

1. G1 (1 e 2)
2. Fundação Joaquim Nabuco
3. EBC
4. Google Maps
5. Diário do Nordeste
6. Wikimedia Commons
7. Aos Fatos

Por Aos Fatos.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: