campanhas Agosto Dourado e Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento é lançado nesta segunda (02)

O Governo do Estado realiza, nesta segunda-feira (2), a cerimônia de abertura das campanhas Agosto Dourado e Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento, dedicadas à proteção à Primeira Infância no Maranhão. A ação conjunta é realizada pelas secretarias de Saúde (SES), Desenvolvimento Social (Sedes), Educação (Seduc) e Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). O evento será realizado às 9h, de forma virtual, por meio da transmissão ao vivo no canal da SES e da Sedes, no YouTube.

Anúncios

“O trabalho conjunto fortalece as ações e o alcance dos investimentos realizados em prol da população maranhense. A soma de esforços é característica da gestão do governador Flávio Dino e tem gerado resultados positivos, por isso é tão importante nos reunirmos para tratar de assuntos como o incentivo ao aleitamento materno e a erradicação do sub-registro civil de nascimento”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O mês de agosto é alusivo ao Agosto Dourado, celebração que integra as ações de proteção à Primeira Infância, incluindo as ações de atenção ao aleitamento materno. O encontro é voltado para profissionais que atuam nas ações de atenção à primeira infância, proteção básica, bem como promoção e proteção ao aleitamento materno.

A coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (DASCA), Nelma Silva, destaca o quanto é importante o incentivo à amamentação. “O leite materno salva vidas, por isso ele é muito importante. Amamentando, a mãe evita que o filho adoeça e constrói um vínculo afetivo muito maior com essa criança”, avalia a coordenadora. 

Anúncios

Agosto Dourado

Este ano, o Agosto Dourado parte do tema central “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”, e reforça o papel de cada ente no incentivo ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade, com o apoio e mobilização da rede de saúde, estado e sociedade. Outras temáticas serão debatidas durante todo o mês com profissionais da rede de assistência em saúde que atuam nas maternidades e na atenção primária.

Sob a coordenação do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Dasca), da SES, entre 3 a 13 de agosto serão realizados encontros com os profissionais de saúde que atuam nas ações de promoção ao aleitamento materno na rede de saúde dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Caxias, Pinheiro, Imperatriz e Balsas, além de diálogos sobre ações de promoção do aleitamento para profissionais da Atenção Primária à Saúde nos municípios de Penalva e Duque Bacelar.

No dia 19, o Seminário da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil – Maranhão traz para o debate a sensibilização dos tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) e demais profissionais de saúde quanto à importância do planejamento, implantação e implementação de ações e estratégias de promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável. O encontro será realizado às 14h, na modalidade on-line, via plataforma Zoom e transmitido ao vivo pelo canal da SES, no YouTube.

Anúncios

Banco de Leite

A campanha Agosto Dourado no Maranhão também reforça, junto às mães e profissionais das maternidades estaduais, a importância da doação de leite materno e da doação de frascos para armazenar o leite humano doado, vantagens da amamentação para a mãe e o bebê, além do atendimento no Banco de Leite.

De acordo com a supervisora do Banco de Leite Humano da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, Irenildes Costa, a Campanha Agosto Dourado é importante por sensibilizar a sociedade como um todo acerca da importância da amamentação. “O leite materno tem tudo o que o neném precisa, todos os nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento”, ressalta a supervisora.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: