No momento do retorno às aulas, o UNICEF e a UNDIME reforçam a Busca Ativa Escolar de crianças excluídas das escolas pela covid-19 no Maranhão

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-MA), buscam agora, em diálogo com os 217 municípios do Estado, reforçar a importância do retorno seguro às aulas e realizar a Busca Ativa Escolar, identificando crianças e adolescentes que não tiveram acesso ao processo de aprendizagem durante a pandemia ou que já se encontravam fora da escola antes dela acontecer.

Anúncios

Neste sentido, aconteceu no último dia 29 e 30 de julho, o XVIII Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação Seccional/Ma (UNDIME-MA), com o objetivo de fortalecer a parceria junto ao órgão na garantia de políticas educacionais no estado. Durante a ação, a estratégia da Busca Ativa Escolar (BAE), criada pelo UNICEF e UNDIME, foi apresentada como uma metodologia social e tecnológica que tem sido disponibilizada para estados e municípios, com atenção ao cenário da pandemia da Covid-19.

Os municípios que aderiram a BAE já passaram por mobilização e formação das equipes municipais para a Busca Ativa Escolar e agora estão no processo de implementação efetiva da estratégia que consiste na identificação e registro de crianças e adolescentes que não se mantiveram aprendendo durante a pandemia, ou que já estavam excluídos da escola antes dela; encaminhamento dos casos para os serviços da rede de proteção; condição para que crianças voltem a escola, rematrícula e acompanhamento.

A adesão a BAE já atingiu 100% dos 217 municípios do Estado do Maranhão e mais de 70% dos secretários de educação que iniciaram sua gestão em 2021 já se beneficiam da estratégia. Com o advento da pandemia, as gestões tiveram que se adaptar ao cenário na busca constante por engajar crianças e adolescentes à nova rotina.

Anúncios

Por esse motivo, há uma atenção para o reforço a reabertura segura das escolas compreendendo a necessidade de um retorno gradual e planejado em formatos disponíveis para este momento. O formato híbrido permite ao aluno estar inserido nos espaços da escola e de modo remoto com auxílio das plataformas digitais.

“Estamos em um período no qual práticas, que já eram habituais, se tornaram ainda mais desafiadoras. Nesse contexto completamente novo, compreendemos a necessidade de oferecer aos gestores da educação um planejamento sistemático para uma reabertura em segurança das escolas, com o apoio da estratégia Busca Ativa Escolar. O UNICEF incentiva que a reabertura ocorra com a devida preparação orientada por protocolos sanitários. A BAE soma-se a esse esforço, para que possamos buscar crianças e adolescentes afetados negativamente por este cenário”, reforça a chefe do escritório do Unicef em São Luís, Ofélia Silva.

O Fórum foi uma oportunidade para dialogar com o UNICEF e os demais parceiros que implementam a Busca Ativa Escolar nos municípios. Para o presidente da UNIME/MA, Marcony Pinheiro, o momento foi importante para reforçar a estratégia com o UNICEF e avançar com as atividades.

“Estivemos reunidos com todos os secretários de educação dos 217 municípios do estado do Maranhão, além dos técnicos das secretarias. A UNDIME tem fortalecido a educação municipal e avançado junto a Busca Ativa Escolar em 2021. A BAE saiu de dentro das Secretarias de Educação e foi, de fato, desenvolver ações articuladas com equipes para buscar o aluno em casa, com um diálogo junto as famílias”, acrescenta.

Anúncios

A BAE é parte importante do Selo UNICEF

A nova edição do Selo UNICEF, lançada em junho, requer que os municípios implementem a Busca Ativa Escolar. Todos os municípios do Maranhão já são parte da BAE. Agora, pelo Selo UNICEF, poderão receber ainda mais apoio para melhorar a busca de crianças e adolescentes excluídos por diferentes motivos, incluindo os impactos diretos e indiretos da covid-19.

Para fazer parte do Selo UNICEF, os gestores(as) municipais devem fazer sua adesão até o dia 8 de agosto, no site http://www.selounicef.org.br. Lançada no dia 21 de julho, a atual edição do Selo UNICEF no Estado é uma ação articulada com o Governo do Estado do Maranhão, Tribunal de Justiça do Maranhão, Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Ministério Público do Maranhão e outros parceiros. O evento aconteceu no Palácio dos Leões, com transmissão ao vivo no canal do Governo do Estado do Maranhão, no YouTube: youtube.com/GovernoMA.

O Selo UNICEF é uma iniciativa que visa, por meio de ações articuladas e intersetoriais, colocar os direitos de crianças e adolescentes no centro da agenda municipal. No Maranhão, a implementação do Selo UNICEF acontece há 16 anos e, nesta edição, definiu-se como prioridade o apoio à mitigação dos impactos da covid19 na vida de crianças e adolescentes. Os municípios e interessados podem obter mais informações sobre o Selo UNICEF contatando a equipe do Instituto Formação, parceiro técnico do UNICEF no Maranhão, através do número (98) 97000-2765.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: