Tabaco é o maior responsável pelos casos de câncer de pulmão no Brasil e no Mundo

O câncer de pulmão é considerado uma das principais causas de mortes evitáveis no mundo: 13% dos novos diagnósticos de câncer estão relacionados ao pulmão, sendo que em 80% dos casos são consequência direta do tabagismo. Por essa razão, o movimento “Agosto Branco” visa conscientizar a população acerca dos cuidados preventivos, e discutir as formas de tratamento.

Anúncios

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), aproximadamente 30 mil pessoas são diagnosticadas com o câncer de pulmão todos os anos no Brasil. Apesar dos casos de incidência serem maiores entre os homens – cerca de 17.760 – pesquisadores têm identificado crescimento entre as mulheres relacionado, principalmente, ao hábito do fumo.

O diagnóstico precoce da doença contribui para um tratamento efetivo, que pode ser realizado por meio de quimioterapia, radioterapia, imunoterapia ou cirurgia. Por isso a importância em ficar atento aos sintomas, normalmente ignorados pelo paciente por acreditar ser algo mais simples. “Os sintomas podem ser tosse, presença de raias de sangue no catarro e, em fases mais avançadas, dor torácica e falta de ar”, explica o cirurgião oncológico do corpo Clínico da Oncoradium São Luís, Rede Onco, Jorge Lyra.

O médico ainda expõe com que frequência devem ser realizados exames preventivos para identificação precoce do câncer de pulmão entre fumantes. “Já existem programas de rastreio da doença. Em pacientes com mais de 55 anos de idade e com uma carga tabágica de mais de 20 maços por ano, deve-se realizar uma tomografia de tórax uma vez por ano. Em não tabagistas não há necessidade da busca ativa do câncer”, explica”.

Anúncios

Além da prática regular de exercícios físicos e do consumo de alimentos saudáveis, a melhor forma de prevenir o câncer de pulmão é evitar o hábito de fumar. “Outro ponto importante é afirmar que não há dose segura para o tabaco. Além do mais, o cigarro não possui apenas o tabaco, mas também inúmeros outros agentes químicos nocivos e cancerígenos”, finaliza.

Sobre a Rede ONCO

Criada em 2010 por médicos oncologistas, a Rede ONCO surgiu para atender a grande demanda de pacientes do sul do Maranhão, sul e sudeste do Pará e norte do Tocantins (o chamado Bico do Papagaio). Desde sua fundação com o complexo de Imperatriz, o centro de prevenção e tratamento do câncer conta com infraestrutura de atendimento completa, tecnologia de ponta, profissionais altamente capacitados e atendimento ao paciente de forma humanizada, com muito respeito, transparência e total acolhimento. Hoje, é uma rede com várias unidades de atendimento nas regiões Norte e Nordeste e que tem planos de crescer ainda mais.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: