UNICEF entregou mais uma estação de lavagem de mãos em terreiro em Paço do Lumiar

No último domingo, 22, aconteceu mais uma entrega da Estação de Lavagem de Mãos por meio do Fundo das Nações Unidas (UNICEF), em parceria com o Instituto Alok e a Fundação Josué Montelo. Dessa vez, a entrega foi realizada no Terreiro Ile Axé D’Ogum do pai Itabajara, localizado na Av. Hilton Rocha Q 17 n 07 lot Santa Clara, Paço do lumiar – Maiobão.

Anúncios

As estações estão inseridas dentro das estratégias de sensibilização e mobilização de lideranças quanto o enfrentamento da covid-19 e seus efeitos. O programa de implantação das estações começou no Maranhão no início de 2021 e entregará cerca de 75 estações. A primeira delas em terreiros teve início em junho, a partir da parceria da Fundação Josué Montello e o Instituto Alok.

“Para o UNICEF é fundamental apoiar as comunidades mais vulneráveis e as escolas públicas nos cuidados e prevenção à covid-19. As entregas de estações de lavagem de mãos, além da instalação de equipamentos de higienização, trazem atividades locais que ampliam os conhecimentos e fortalecem os laços entre as lideranças, famílias, jovens e educadores para que todos protejam os direitos de suas crianças e adolescentes”, comenta a chefe do escritório do UNICEF em São Luís, Ofélia Silva.

Como resposta humanitária à covid19 o programa tem implantado 10 estações de lavagem de mãos no município de Alcântara, nas áreas de uso comum de comunidades quilombolas Itamatatiua; Arenhengua; Peroba de cima; Cajueiro; Peru; Samucangaua; Santa Maria e Santo Inácio, através de mobilização das lideranças das comunidades quilombolas e organizações da sociedade civil, adolescentes e jovens, mediante realização de encontros comunitários e rodas de conversas sobre autocuidado e saúde mental.

Anúncios

“É com grande satisfação que a Fundação Josué Montello está instalando estações de lavagem de mãos nos municípios de São Luís, Alcântara e Paço do Lumiar. As estações possuem um valor inestimável ao direcionar as pessoas a higienização das mãos, atividade essencial para o combate à pandemia. Que a estação que entregamos no domingo, seja um grande ato de conscientização para limpeza das mãos”, acrescenta a Presidente da Fundação Josué Montello, Jesus Torres.

Para implementação da estação de lavagem de mãos no terreiro Ile Axé D’Ogum, parcerias junto a Prefeitura de Paço do Lumiar, secretarias municipais de Igualdade Racial e assistência social, foram firmadas.

Estações nas escolas

Através do parceiro Centro Educacional e Social São José Operário (CESJO), o UNICEF instalou 72 estações de lavagens de mãos nas escolas municipais e áreas de uso comum em comunidades vulneráveis, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Luís e organizações sociais locais.

Anúncios

Com o projeto, o Fundo das Nações Unidas e parceiros doaram 1.150 kits de higiene, 13.900 máscaras, 350 kits conectividades com celular, chip, recarga, caderno, máscara, álcool em gel e o Manual Antirracista da escritora Djamila Ribeiro para adolescentes cadastrados em situações de exclusão digital, escolar e social.

Além disso, nas atividades educativas e rodas de conversa nas comunidades, CRAS e CREAs, o projeto também entregou diversos materiais informativos alcançando mais de 70 mil pessoas.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: