Indígenas Akroá protestam novamente contra a PL 490 em Matinha e Viana

Na madrugada desta quarta-feira (25), os indígenas da tribo da etnia Akroá Gamella protestaram contra o Projeto de Lei 490, que trata sobre demarcação de terras, na MA-014, localizada entre as cidades de Matinha e Viana.

Anúncios

A manifestação foi realizada no povoado Itaquaritiua e somente eram permitido a passagem de ambulância no local. O protesto faz parte da luta contra o PL 490 que será votado no Congresso Nacional.

Os indígenas lutam contra a PL-490, que retirar os direitos de demarcação de terras indígenas no Brasil. A PL está em discussão no Congresso Nacional.

O ponto mais polêmico do PL 490/ 2007 trata do marco temporal e prevê que só poderão ser consideras terras indígenas aquelas que já estavam em posse desses povos na data da promulgação da Constituição, 5 de outubro de 1988, passando a exigir, dessa forma, uma comprovação de posse, o que hoje não é necessário. O texto ainda flexibiliza o contato com povos isolados, proíbe a ampliação de terras que já foram demarcadas e permite a exploração de terras indígenas por garimpeiros.

PL 490 é um projeto de autoria do ex-deputado federal Homero Pereira (PR/MT) e é fortemente apoiado pela bancada ruralista. Em 2009 ele foi rejeitado pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHM) que entendeu que, caso aprovado, o projeto iria dificultar ainda mais a demarcação de terras indígenas.

Anúncios

“Entendemos, pois, que tanto a proposição principal, quanto as que lhe foram apensadas, e que ora estamos analisando, não representam nenhum avanço na salvaguarda dos direitos indígenas. Pelo contrário, se transformadas em lei, propiciarão a postergação do processo de demarcação das terras indígenas”, conclui o relatório.

Com informações do Blog de Jailson Mendes

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: