Dia do Nutricionista: você sabe quais os benefícios da consulta conjunta?

Hoje é dia do nutricionista. Uma profissão que vem cada vez mais ganhando força, além de ser importantíssima para a manutenção do bem-estar, saúde mental e física. Neste caso, para celebrar a data, trouxemos um assunto um tanto quanto diferente: você já pensou em se consultar com médico e nutricionista ao mesmo tempo?  Saiba os benefícios da consulta conjugada.

Anúncios

De acordo com o médico atuante na área da endocrinologia, Yago Fernandes (@yagofernandes.dr), a ideia da consulta conjugada surgiu devido a frustração em perceber que seus pacientes saiam de sua consulta sentindo falta de um plano alimentar. “Alguns confundem Endocrinologia com Nutrologia. Quem passa dieta é nutricionista. Endocrino vê a parte hormonal, auxilia na perda de peso, hipertrofia, cuida do diabetes, doenças da tireoides e outras alterações hormonais”, explica Dr. Yago. “Então, chamei a minha parceira, Mariana Mattos, nutricionista, que eu já indicava para alguns pacientes. Só que ficava meio no ar. Eu orientava eles procurarem ela e ainda era mais uma coisa para eles se preocuparem. Sendo que já tinha muito a ser feito depois da minha consulta. Então criei o plano de fazer uma consulta conjugada. Em que médico e nutricionista atendem juntos”, ressalta.

A consulta conjugada otimiza o tempo do paciente, tendo em vista perguntas que seriam feitas duas vezes e acabam sendo feita uma única vez, já que os dois profissionais estão juntos na sala. Com isso, o paciente ganha tempo e já sai com todo o plano de tratamento no mesmo dia. 

Anúncios

Segundo a nutricionista Mariana Mattos (@marianamattos.nutri), os pacientes costumam se sentir mais acolhidos. “Dessa forma vemos que os resultados costumam ser até muitas vezes mais rápidos, mais sustentáveis e com muito mais saúde. Fazemos o atendimento conjugado de forma online para pacientes que não estão no Rio. Também funciona da mesma maneira e com ótimos resultados”.

“Eu sei exatamente o que a dra. Mariana está fazendo e vice versa. Nada é uni fatorial, as pessoas são plurais. O que fazemos é interdisciplinaridade. Conectar o que é comum a uma ou mais disciplinas. Com isso o paciente só tende a ganhar”, conclui Dr. Yago.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: