Projeto do Sesc Pinheiros, ‘Esporte Diverso’, aborda orientação sexual e identidade de gênero no esporte no mês de setembro

Atividade acontece no dia 30/09, quinta-feira, às 20h, no YouTube do Sesc Pinheiros

Anúncios

O projeto do Sesc Pinheiros, Esporte Diverso, traz uma série de encontros mensais, ao vivo, com atletas, ex-atletas e profissionais de variadas frentes do universo da cultura e da academia, que refletem e debatem temas transversais em sua relação com o esporte.

Questões como a pluralidade cultural e racial, bem como a defesa de valores relacionados à inclusão social e ao combate aos preconceitos sociais, tão urgentes na sociedade, são por vezes uma lacuna na formação de educadores físicos e no campo esportivo como um todo.

Assim, temas como diversidade, maternidade no esporte, gordofobia, inclusão da pessoa com deficiência no esporte, racismo, entre outros, são debatidos em encontros com objetivo de contribuir para o diálogo, a troca de experiências, a escuta empática e para a construção coletiva de ações futuras visando ao fomento da inclusão e da democratização do esporte. Os encontros anteriores estão disponíveis no canal do Youtube do Sesc Pinheiros (YouTube.com.br/sescpinheiros).

O encontro, que acontece no dia 30 de setembro, às 20h, lança luz sobre o tema “Orientação Sexual e Identidade de Gênero no Esporte”, e reúne a jogadora de vôlei rio-pretense, Carol Gattaz, o ativista soteropolitano Onã Rudá, o coordenador do Núcleo de Ações Afirmativas do Esporte Clube Bahia, Tiago Cesar, e na mediação da conversa, a ativista, Débora Baldin.

Anúncios

Saiba mais sobre os convidados

Carol Gattaz é atleta da seleção brasileira de vôlei, do Minas Tênis Clube e vice-campeã olímpica. Com uma carreira pautada pela persistência e dedicação, chegou ao auge, até agora, aos 40 anos, com a conquista da medalha de prata nos Jogos de Tóquio.

Foram mais de 15 anos trabalhando para ter a oportunidade de conquistar esse sonho. Com isso, se tornou a atleta olímpica brasileira mais velha a conquistar uma medalha. O caminho para chegar lá passa pelo clube mineiro, onde se sente em casa há oito temporadas. Foi lá que entendeu que precisava ser ainda mais profissional e dedicada se quisesse subir mais degraus em sua já vitoriosa carreira. Mudou hábitos, se aprofundou nos conhecimentos, curou lesões e se dedicou ainda mais. E, assim, chegou lá. Além da consagrada carreira, Carol também é LGBTQIA+. Foi a primeira atleta a falar abertamente sobre o assunto e defende a abordagem do assunto sem tabus.

Títulos:

Vice-campeã olímpica – Toquio 2020

Vice-campeã da Liga das Nações – Rimini 2021

2 vezes vice-campeã do Campeonato Mundial – Japão 2006 e 2010

Vice-campeã da Copa do Mundo – Japão 2007

5 vezes campeã do Grand Prix – 2004,05,06,08 e 09

2 vezes campeã da Copa dos Campeões – 2005 e 2013

Vice-campeã da Copa dos Campeões – 2009

Vice-campeã mundial de clubes – 2018 em Shaoxing pelo Minas Tênis Clube

Tricampeã Sul-Americana de clubes – 2018,19 e 20 pelo Minas Tênis Clube

Pentacampeã da Superliga – Finasa Osasco (2004/05), Rexona (2008/09), Unilever (2010/11), Itambé/Minas (2018/2019 e 20/21).

Anúncios

Onã Rudá é ativista, antirracista, LGBTQIAP+ e criador de conteúdo. Escreveu e articulou a Lei Teu Nascimento, que pune LGBTfobia em Salvador e o PL Millena Passos, na Bahia. É Fundador da Torcida LGBTricolor do Bahia e do Coletivo de Torcidas Canarinho LGBTQs. Onã figura entre os 50 LGBTQs Mais Influentes do Brasil em 2020, de acordo com o Guia Gay e Site Metropole.

Tiago Cesar é graduado e mestre em Administração. Possui 20 anos de atuação como consultor nas áreas de negócios, gestão estratégica e marketing. Possui 25 anos de carreira corporativa, exercendo função de Diretoria por mais de 17 anos. Atualmente, atua como coordenador do Núcleo de Ações Afirmativas do Esporte Clube Bahia e Diretor da Cura e Cultura.

Debora Baldin (@baldin.debora) é comunicadora e toca projetos para debater cultura, política e diversidade, em diferentes plataformas. Desde 2013, busca produzir conversas que importam, lastreadas em conhecimento, humanização e senso de humor. É formada em Relações Internacionais pela PUC SP.

Confira os encontros anteriores do projeto Esporte Diverso no YouTube: https://bit.ly/3Ce5iOX

+ AÇÃO URGENTE CONTRA A FOME

Com o objetivo de ampliar a rede de solidariedade para levar comida às pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Sesc São Paulo, em parceria com o Senac São Paulo, realiza campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis nas unidades do Sesc e Senac em todo o estado. São mais 100 pontos de coleta na capital, região metropolitana, interior e litoral. As doações são distribuídas às instituições sociais parceiras do Mesa Brasil Sesc, que repassam os itens para as 120 mil famílias assistidas. A Ação Urgente contra a Fome é uma iniciativa do Sesc São Paulo, por intermédio do Mesa Brasil Sesc, programa criado pela instituição há 26 anos que busca alimentos onde sobra para distribuir aos lugares em que falta. O que doar: alimentos não perecíveis como arroz, feijão, leite em pó, óleo, fubá, sardinha em lata, macarrão, molho de tomate, farinha de milho e farinha de mandioca. O Sesc conscientiza a população sobre importância da doação responsável, com itens de qualidade e dentro da validade.
 

Saiba +sescsp.org.br/doemesabrasil

Anúncios


MESA BRASIL SESC SÃO PAULO

Paralelamente à campanha Ação Urgente contra Fome, a rede de solidariedade que une empresas doadoras e instituições sociais cadastradas segue suas atividades, buscando onde sobra e entregando em lugares onde falta, contribuindo para a redução da condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos e a diminuição do desperdício de alimentos. Hoje, dezenove unidades do Sesc no estado – na capital, interior e litoral – operam o Mesa Brasil. As equipes responsáveis pela coleta e entrega diária de alimentos foram especialmente capacitadas para os protocolos de prevenção à Covid-19, com todas as informações e equipamentos de proteção individuais e coletivos necessários para evitar o contágio.

Saiba+sescsp.org.br/mesabrasil

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: