Webinário aberto ao público aborda a diversidade e a garantia de direitos na primeira infância

Evento virtual será realizado pelo Projeto Primeira Infância Cidadã e acontecerá no dia 21 de setembro

Anúncios

Após o lançamento e pactuação com 12 municípios, em cinco estados brasileiros, o Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC), realizado em parceria com a Petrobras, promove o webinário “Criança e Infâncias: a diversidade e a garantia de direitos na primeira infância”, no dia 21 de setembro (terça-feira), das 19h às 20h30. O evento terá tradução em libras e será transmitido pelo Youtube (https://www.youtube.com/user/ongAVANTE).

O webinário vai discutir as diferentes infâncias que podem existir a depender do lugar, da cultura, das experiências e das relações que as crianças estabelecem com as pessoas e o ambiente em que vivem. Como consequência pretende mostrar a importância do respeito às diferenças e aos direitos das crianças bem como o impacto que uma infância acolhida, cuidada, educada e protegida pode ter na vida em sociedade.

O evento terá como palestrantes Maria Thereza Marcílio, presidente e consultora associada fundadora da Avante – Educação e Mobilização Social, pedagoga e mestra em educação pela Harvard Graduate School of Education e André Baniwa, vice-presidente da Organização Indígena da Bacia do Içana, empreendedor social e escritor, liderança do povo Baniwa desde ano de 1992.

O encontro virtual, gratuito e aberto ao público, faz parte da programação de atividades do projeto realizado pela Avante em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, como parte da Iniciativa Territórios pela Primeira Infância. O PIC busca priorizar a primeira infância na agenda municipal e apoiar os municípios no fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), especialmente no que se refere à promoção e defesa dos direitos da criança.

O Projeto Primeira Infância Cidadã foi lançado em agosto junto aos municípios contemplados, tendo contado com o público de aproximadamente 1.200 participantes nos seminários de apresentação e audiências de pactuação.A parceria já ocorreu nos seguintes municípios: Cosmópolis, Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião, no estado de São Paulo; Quissamã, Macaé, Itaboraí, Búzios e Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro; Laranjeiras, em Sergipe; Mossoró, no Rio Grande do Norte e Linhares, no Espírito Santo. Nestas oportunidades recebeu o apoio das prefeituras, representadas por autoridades do executivo, legislativo e judiciário municipais e contou também com agentes públicos e conselheiros municipais. Em setembro, deverão ser realizadas mais três seminários e pactuações, encerrando-se assim a primeira fase do projeto.

Anúncios

Segundo a coordenadora geral do Primeira Infância Cidadã, Ana Luiza Buratto, “acreditamos que a potência do projeto está em visar a fortalecer a atuação intersetorial da educação, saúde e assistência social no cuidado, atenção, proteção e promoção dos direitos da criança, valorizando-a como sujeito que precisa também participar e ser escutada por todos os responsáveis pelo seu pleno desenvolvimento – familiares, escola, serviços públicos e comunidade em geral.

Avante – Educação e Mobilização Social é uma OSC sediada em Salvador, Bahia. Atua, há 25 anos, na garantia de direitos de crianças, jovens, mulheres, famílias e profissionais da educação, agentes comunitários e agentes públicos, participantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD). Como principal ferramenta de ação, a Avante faz uso de processos formativos que considerem os sujeitos como capazes de aprender, de construir significados e dar sentido às suas histórias, atuando crítica e colaborativamente na sociedade.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: