Grupo de trabalho da DPE/MA realizará censo étnico-racial na instituição

Com vistas a aperfeiçoar medidas que garantam a superação do racismo no âmbito da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), o Grupo de Trabalho pela Igualdade Racial da DPE/MA elaborou plano de trabalho que direcionará suas atividades acerca do tema.

Anúncios

Um dos pontos principais da programação do grupo será a execução de um censo étnico-racial. O objetivo é produzir um diagnóstico das relações raciais da Defensoria, para organizar e planejar políticas internas e propiciar um ambiente plural, diverso e democrático. O GT prevê ainda várias parcerias no processo de construção desse diagnóstico institucional. Recentemente, a equipe esteve reunida com o Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça maranhense, além de professores, pesquisadores e representantes do movimento popular.

O Grupo de trabalho, que foi regulamentado em junho deste ano, pretende fortalecer a construção de uma instituição antirracista, com o compromisso na efetivação dos direitos do povo negro. Integram o grupo a defensora pública Ana Heloiza de Aquino Souza (coordenadora), os defensores públicos Magdiel Pacheco Santos e Thiago da Silva Santana, além da servidora Lorena Fernandes e da estagiária Juliana Gomes.

Paralelamente à construção do censo, o grupo trabalhará a educação em direitos, com foco no combate ao racismo, envolvendo servidores e a comunidade, com apoio da Escola Superior da DPE. Ainda, dentro de suas atribuições, os defensores e demais colaboradores abordarão a divulgação e disseminação da Comissão, assim como seus objetivos e diretrizes.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: