Instituto Unibanco e Instituto Maria e João Aleixo lançam em webinário e-book sobre relações étnico-raciais na educação básica

Marcado para 6 de outubro, às 16h, encontro terá como tema “Pandemia, Território e Educação para Equidade Racial”

Anúncios

No dia 6 de outubro, às 16h, o Instituto Unibanco e a UNIperiferias, iniciativa do Instituto Maria e João Aleixo (IMJA), lançam o e-book Ówe – demarcando identidades, suleando novos olhares educacionais: a centralidade de dados raciais para a educação. A obra, que dá continuidade à proposta dos editais Pesquisadoras da Educação Básica em periferias, será apresentada durante o webinário Pandemia, Território e Educação para equidade racial, com tradução em libras e transmissão ao vivo pelo canal do Instituto Unibanco no YouTube.

Dividido em sete capítulos, o material discute a centralidade que tem o fomento, a coleta e a pesquisa de dados educacionais raciais para as escolas públicas brasileiras. Reconhece a importância do uso de evidências na elaboração de políticas educacionais e para a gestão escolar planejar e realizar estratégias pedagógicas antirracistas e antissexistas no enfrentamento das desigualdades raciais e de gênero no ambiente escolar, fortalecendo a perspectiva da educação democrática e plural.

“O e-book Ówe – demarcando identidades, suleando novos olhares educacionais é resultado da bem sucedida parceria entre Instituto Maria e João Aleixo e o Instituto Unibanco. A partir da compilação de ensaios produzidos por professores/pesquisadores negros selecionados por meio de edital público, a obra aponta para caminhos que promovem oportunidades iguais para todos na educação pública, tendo como referencia central a questão de raça e gênero. A tradição afro-brasileira nos ensina que a palavra pode manifestar o que existe em potência no mundo. ‘Ówe’, palavra que manifesta nossa crença de que o ensino-aprendizagem da história e da cultura da África e afro-brasileira é o caminho para a redução das desigualdades étnico-raciais na educação pública brasileira”, pontuou o diretor-geral do Instituto Maria e João Aleixo, Alberto Aleixo.

Anúncios

O webinário Pandemia, Território e Educação para equidade racial, promovido pelo Instituto Unibanco, tem como foco a discussão sobre o recrudescimento das desigualdades raciais e de gênero no contexto da pandemia, a partir da análise das dinâmicas dos territórios periféricos e de evidências que apontem as vulnerabilidades sociais articuladas às relações étnico-raciais. Para tanto, contará com a participação de Maria Rebeca Otero Gomes, coordenadora do setor de educação e representação da UNESCO no Brasil; Jaqueline Lima Santos, consultora de projetos de Geledés no Instituto da Mulher Negra; Andreia Martins, diretora da Redes da Maré; e Fábio Borges, pesquisador na Universidade das Periferias (UNIperiferias). Com abertura de Tiago Borba, gerente de Planejamento e Articulação Institucional do Instituto Unibanco, e mediação de Fabíola Camilo, coordenadora de articulação do Instituto, o encontro integra o ciclo Educação para Juventudes.

Para Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, a discussão é fundamental para potencializar o combate ao racismo estrutural no Brasil. “Precisamos, cada vez mais, de estratégias e ações pedagógicas focadas na equidade racial baseadas em evidências e que busquem reduzir as desigualdades educacionais entre estudantes negros e brancos. Somente assim conseguiremos construir uma educação pública de qualidade e equitativa. Nossa parceria com o Instituto Maria e João Aleixo é exemplo da potência da composição entre diferentes atores comprometidos com a garantia do direito à educação”, comenta.

Anúncios

Após o lançamento, o e-book Ówe – demarcando identidades, suleando novos olhares educacionais: a centralidade de dados raciais para a educação será disponibilizado gratuitamente no Observatório de Educação – Ensino Médio e Gestão (https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/cedoc/detalhe/owe-demarcando-identidades-suelando-novos-olhares-educacionais,1c889b7f-8c3f-455f-a468-459e32c7291c

) e no site da Editora Periferias (https://revistaperiferias.org/wp-content/uploads/2021/09/owe-editora-periferias-iu.pdf)

O webinário, aberto ao público, pode ser acompanhado pelo YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=wvU4cIIvLyQ.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: