Professor Maged Elgebaly, da UFMA, recebe progressão para docência na Aswan University, no Egito

O professor Maged Elgebaly, colaborador estrangeiro e pesquisador associado da UFMA, foi promovido como docente da Aswan University, no Egito. A cerimônia de progressão foi realizada no dia 31 de agosto, e o professor lecionará aulas no curso Língua Portuguesa e suas Literaturas, graduação criada na universidade em 2015 por intermédio dele, com início do ano letivo previsto para o dia 8 de outubro. Elgebaly é pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Cultura Alimentar (GHisca), coordenado pela professora Liliane Correa, do Câmpus Codó.

Anúncios

Para o processo da promoção, a Aswan University solicitou que professores especializados em língua portuguesa analisassem a produção acadêmica de Elgebaly. “O Conselho decidiu encaminhar minha produção acadêmica aos professores titulares portugueses e brasileiros especializados em língua portuguesa e suas literaturas, entre eles, a Márcia Manir, do Departamento de Letras da UFMA, Câmpus Bacanga. Esses professores aprovaram minha progressão para professor associado em Letras de Língua Portuguesa no dia 9 de agosto”, explicou o docente.

O professor comentou que o interesse na língua portuguesa partiu de semelhanças históricas entre o Brasil, o Egito e os países árabes, e que espera que a ponte sirva um benefício mútuo para as universidades. “Adoro o Maranhão e seu povo, que assim como o povo egípcio, possui raízes africanas e árabes profundas”, contou.

No dia 30 de setembro, foi realizado o evento “Leituras históricas sobre a língua portuguesa e suas literaturas na Ásia”, com convidados da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, e sob mediação de Maged e da professora Liliane, como primeira contribuição interinstitucional com a Aswan University, após a progressão. O debate foi transmitido por meio do canal História Lab, da coordenação do curso de História do Câmpus Codó.

Anúncios

Por: Andressa Algave

Produção: Laís Costa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: