Dia nacional de luta contra a violência contra à mulher: Mamilos Podcast tem mais de sete horas de conteúdo aprofundado sobre o tema

Confira aqui uma seleção especial de oito episódios para mergulhar de cabeça no assunto.

Anúncios

Neste dia 10 de outubro é celebrado o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. Instituída há mais de 40 anos, as discussões seguem ganhando novos contornos e camadas ainda mais profundas de complexidade. Nesse sentido, o Mamilos Podcast (B9), sob o comando das apresentadoras Cris Bartis e Ju Wallauer, tem feito um trabalho consistente de divulgação, trazendo especialistas de diversas áreas, analisando contextos históricos, promovendo debates, e até mesmo chamando os homens para buscar caminhos possíveis de quebra do ciclo. 

Confere aqui os oito episódios mais relevantes sobre o tema:

# Minissérie “Era uma vez…”

Em 2020, a Natura convocou o Mamilos para comandar uma minissérie de cinco episódios especiais sobre violência contra a mulher com o propósito de trazer informações e reflexões para evitar que mulheres se mantenham em relacionamentos abusivos, reconheçam se estiverem vivendo violência e encontrarem força e inspiração para romper o ciclo.

Episódio 1 – Era uma vez… um amor (46’)

Este episódio mostra as principais dinâmicas que sustentam um relacionamento abusivo. Por que é tão difícil reconhecer? Por que é ainda mais difícil sair?

Episódio 2 – Era uma vez… uma donzela em perigo (50’)

Este capítulo é sobre os riscos que a mulher corre quando deixa certos comportamentos passarem. Ele define as muitas formas de violência contra a mulher, que vão muito além da física, como abuso psicológico, sexual e moral

Anúncios

Episódio 3 – Era uma vez… um felizes para sempre (44’)

Aqui o Mamilos trata de desconstruir a ideia do amor romântico, porque algumas vezes é justo ele que se torna o vilão da história. Será mesmo que o amor cura tudo? O que é cuidado e o que é controle? E o ciúme? Ele é o tempero do amor? Ou o combustível de uma máquina que destrói mulheres?

Episódio 4 – Era uma vez… uma família feliz (36’)

Aqui a dupla convoca especialistas para repensar o conceito de família. Muitas mulheres não rompem o ciclo da violência para não quebrar a família, mas será que família é uma equação? Dois pais mais filhos é igual família? Ou família é um refúgio, lar, um lugar abstrato onde encontramos conforto, segurança, carinho…. amor?

Episódio 5 – Era uma vez… um príncipe encantado (52’)

Fechando a série, o episódio 5 fala direto com os homens. Não adianta ficar falando de violência contra a mulher sem trazer a outra parte dessa história para o debate. Não é que todo homem é agressor, mas é preciso entender por que alguns homens agridem. O que tem por trás dessa noção de masculinidade, que só resulta em violência e frustração? O que é exatamente essa masculinidade tóxica? Como se livrar dessa prisão de masculinidade e construir, daqui pra frente, uma nova forma de se relacionar?

E além dos cinco episódios da série, muito o Mamilos também já apurou o tema. Confira:

#241 – As conquistas da Lei Maria da Penha (1h)

Celebrando os 14 anos da Lei Maria da Penha, neste episódio a dupla Ju & Cris relembram o contexto histórico à época da instituição da lei, analisam o cenário, passeiam pela trajetória da conquista, até seus reflexos no dia de hoje. Sentam à mesa ninguém menos que Luiza Trajano, do Magazine Luiza, a promotora de justiça Gabi Manssur e a delegada Renata Cruppi.

Paquera ou Assédio – Ep. 186 (1h29)

Anúncios

Depois que as mulheres conquistaram voz para expressar o quanto se sentiam invadidas, e desrespeitadas, e expôr o quanto essa violência nos roubava o direito de usar o espaço público, o clima da paquera ficou mais temeroso. Mas e aí, qual é o novo manual? Quais são as regras desse novo jogo? O que pode? O que não pode? Como pode? Quem pode? Quando pode? Quanto pode?

O que é cultura do estupro? Ep. 273  (1h23)

O estupro é um crime hediondo que provoca repulsa praticamente unânime: 97% dos brasileiros concordam que nenhuma mulher merece ser estuprada, independente se “sóbria, chapada, vestida ou pelada”, e o mesmo percentual concorda que sexo sem consentimento é sempre estupro. Uma reação tão forte poderia sugerir que esse fosse um crime raro, mas a realidade é bem diferente. 

Se caçar monstros e ensinar as nossas meninas a se portarem melhor não vai erradicar esse crime, não vai nos proteger da violência, o que podemos fazer? Como podemos enfrentar o aumento da violência sexual?

Anúncios

HISTÓRICO

Criado e apresentado por Cris Bartis e Juliana Wallauer desde 2014, o Mamilos Podcast é um dos mais ouvidos e mais influentes podcasts do Brasil. Integrante da rede B9 de podcasts, semanalmente o programa traz para a mesa especialistas das mais diversas áreas para debater temas polêmicos com empatia e respeito. Hoje com mais de 300 programas no ar, liderança de audiência em plataformas de streaming como Spotify, e recente parceria com a Globo marcam a trajetória da dupla que também é sócia do B9, uma das maiores publishers de podcasts do Brasil. 

O Mamilos está disponível em todas as plataformas de streaming de áudio e também no YouTube. Saiba mais em https://www.b9.com.br/shows/mamilos

Anúncios

Sobre o B9 

B9 é uma das maiores publishers de podcasts do Brasil, além de veículo de comunicação que cobre criatividade e inovação, ministra palestras e workshops e produz conteúdo multimídia. Criada por Carlos Merigo em 2002, a empresa conta também com Juliana Wallauer e Cris Bartis — as vozes do Mamilos Podcast — no quadro de sócios. O trio aproveita também a larga experiência em agências de publicidade e no contato com marcas para inovar as relações do mercado. Saiba mais: https://www.b9.com.br

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: