Sesc Bom Retiro apresenta a web-série ‘Peneiras do Futebol’

Série de cinco episódios entrevista especialistas do mundo do futebol abordando a importância da abordagem pedagógica;

Anúncios

Sesc Bom Retiro realiza entre 28 de outubro e 25 de novembro a web-série Peneiras do Futebol. Serão cinco episódios que abordarão a importância de se ampliar as compreensões acerca das chamadas “peneiras” do futebol, nome dado aos processos seletivos e de avaliação das crianças e jovens aspirantes a atletas da modalidade. O projeto nasceu das práticas cotidianas do Sesc junto ao público frequentador da unidade Bom Retiro e aborda a discussão com a presença de mais de 25 convidados especialistas em diversas áreas.

Os cursos esportivos oferecidos no Sesc Bom Retiro atendem um grande número de crianças e adolescentes, em sua maioria, residentes do centro da cidade de São Paulo e vivendo em condição de vulnerabilidade social.  Neste contexto, não é incomum que a equipe educativa seja abordada por alunas e alunos quanto às possibilidades profissionais relacionadas ao esporte. Dentre elas, a porta de entrada para uma tão sonhada carreira de jogador ou jogadora de futebol, através da realização de uma avaliação por clubes esportivos, sempre aparece com grande destaque em muitas narrativas.

“O projeto Peneiras do Futebol aparece, então, como uma oportunidade de discutir e analisar criticamente este universo”, conta Diogo Barros, monitor de esportes do Sesc Bom Retiro e um dos curadores do projeto, desenvolvido por monitores e educadores da área físico-esportiva da Unidade. Propondo vislumbrar possibilidades de formatos existentes, ou outras ainda por surgir, de acordo com ideais da pedagogia do esporte e os valores institucionais que o Programa Sesc de Esportes preconiza, sempre levando em consideração a realidade das crianças e jovens frequentadores das unidades do Sesc São Paulo.

O projeto acontecerá em formato de web-série com entrevistas de especialistas em diversas áreas, depoimentos e apresentações de pessoas convidadas relacionadas ao tema do projeto, e contando com participação de educadores físico-esportivos do Sesc SP. Serão 5 episódios com publicações uma vez por semana, de 28 de outubro a 25 de novembro, no canal do Sesc Bom Retiro no YouTube.

Anúncios

No primeiro episódio, “O Início de Tudo”, apresenta o que de fato é uma peneira no futebol, suas dificuldades, evoluções e processos. Na voz de especialistas e pessoas que vivem e viveram essa realidade, serão abordadas histórias e experiências nesta importante fase na trajetória de crianças, jovens e pessoas que hoje estão inseridas no futebol. Neste episódio de estreia, participam Paulo Calçade, Eduardo Barros, Alcides Scaglia, Roberta Batista, Aline Pellegrino, Roseli Valdez, Rodrigo Bellão, Erasmo Damiani, Barbara Santos, Gabriel Rizzi, Alex, Lucas Macorin, Silvana Trevisan e Ruan Tomás.

A narração e a costura  de assuntos e abordagens é realizada pelo jornalista Renato Rodrigues, que tem especialização em Análise de Desempenho e tem no currículo a passagem pelo Centro de Inteligência do Sport Club Corinthians Paulista.

CONVIDADAS e CONVIDADOS

Alcides José Scaglia: Tem experiência na área de Educação Física e Esportes, desenvolvendo estudos, projetos e pesquisas com ênfase em metodologia de ensino-aprendizagem-treinamento dos jogos coletivos de invasão, futebol da iniciação ao treinamento e pedagogia do jogo.  

Alex: Treinador e ex-jogador de futebol que atuava como meio-campista. Atualmente, comanda o time sub-20 do São Paulo. Ídolo do Coritiba, Palmeiras, Cruzeiro e Fenerbahçe, foi um dos jogadores mais talentosos de sua geração. 

Alexandre Henrique Ferreira de Freitas Junior: Teólogo e coordenador do Projeto Viver, destinado a crianças em vulnerabilidade social da região central de São Paulo. 

Anúncios

Aline Pellegrino: Coordenadora de competições femininas da CBF. Ex-capitã da seleção Brasileira, atuou no São Paulo, Juventus, São Bento de Sorocaba, O-hara Nagano (Japão), Santos e WFC Rossiyanka (Rússia) como jogadora. Formou-se em Educação física e em junho de 2016 conquistou o cargo de Diretora de Futebol Feminino na Federação Paulista de Futebol. Transformou o olhar e o cuidado com o esporte no estado e virou exemplo para outras federações, com muita dedicação e coletividade. 

Andrey Santos Mayr: Ex-jogador de futebol. Atualmente é treinador do Grêmio Osasco. 

Barbara Marques Rodrigues Gomes: Jornalista e atleta amadora de futebol feminino. 

Bárbara Santos Parra: Assistente Social da Sociedade Esportiva Palmeiras. É membro do CRESS – Conselho Regional de Serviço Social.  

Denilson Andrade: Atuou durante 20 anos como Treinador do S.A.C.I – Sociedade Amigos Colaboradores do Imirim, tradicional equipe da Zona Norte da cidade de São Paulo, que teve muitos atletas que hoje são profissionais, como Marquinhos (PSG) e Fagner (Corinthians).  

Anúncios

Eduardo Maciel de Barros: Treinador de futebol. Atualmente é auxiliar técnico do Juventude. 

Erasmo Damiani: Tem passagens importantes por grandes clubes do país e também pela Seleção Brasileira. Trabalhou no Palmeiras, Figueirense, Atlético-PR, CRB e Internacional e fez parte da comissão que venceu o título olímpico em 2016 com a Seleção Brasileira, sendo coordenador da base da CBF. Atualmente é gerente das categorias de base do Atlético Mineiro. 

Gabriel Rodrigues Rizzi: Jogador profissional de futsal do Santo André/Intelli. 

Gisele Silva: Psicóloga, formada pela Universidade São Judas Tadeu e especialista em Psicologia do Esporte pelo Instituto Sedes Sapientiae. Desde então, se dedica à implantação da psicologia esportiva nos clubes em que atua, a Sociedade Esportiva Palmeiras e Seleções Brasileiras de Rugby (Union e Seven).  

Julia Barreira: Atualmente é doutoranda em Biodinâmica do Movimento pela Faculdade de Educação Física (UNICAMP), professora no curso de Especialização em Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição Esportiva pelo Instituto de Biologia (UNICAMP) e docente no curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera de Campinas. Conteudista das empresas Kroton Educacional (2017), Futebol Interativo (2019) e UNIBRASIL (2020).   

Kaio Katzor de Mello: Ex-jogador de futebol. Educador físico. Atualmente trabalha com futebol de formação na área continental da cidade de São Vicente, litoral de São Paulo. 

Lucas Macorin: Técnico da equipe Sub-20 do São Paulo. 

Anúncios

Marcelo Medeiros Carvalho: Idealizador e Diretor executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol. É estudioso da questão étnico-racial, com formação no curso “Cidadania e Reconstrução da Identidade Étnico-Racial”, da Universidade Livre, uma realização do CECUNE (Centro Ecumênico da Cultura Negra). É palestrante pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol em seminários sobre o racismo no futebol e outros eventos com temática étnico-racial.  

Marco Aurélio Cunha: É médico e dirigente esportivo. Trabalhou no São Paulo Futebol Clube e Seleção Brasileira. 

Osmar Carvalho dos Santos: Educador físico e gestor esportivo do Instituto Sonhe. 

Paulo Calçade: Atualmente participa dos programas Bate-Bola, Linha de Passe, Bola da Vez e SportsCenter Brasil, além de transmissões de jogos internacionais. No rádio, trabalhou para a Rádio Bandeirantes e também na extinta Rádio Estadão ESPN. Cobriu as Copas do Mundo de 1998, 2006, 2010 e 2014.  Em 2017, participou de um projeto da ESPN Brasil no qual foi treinador de uma equipe de futebol por uma semana para uma série especial da ESPN Brasil.  

Raphael Henrique Martins: Orientador socioeducativo, homem transsexual e criador do projeto Meninos Bons de Bola, destinado exclusivamente a homens trans que desejam competir no futebol dentro e fora do estado. 

Renato Rodrigues: Formado em Jornalismo, com mais de 10 anos de experiência dentro da cobertura de futebol. Tem especialização em Análise de Desempenho e Scout. Passou pelo jornal LANCE!, além de mais de 2 anos trabalhando no Centro de Inteligência do Sport Club Corinthians Paulista. Atualmente é comentarista e analista dos canais ESPN e Fox Sports, e também coordenador do DataESPN. Roberta Batista Bezerra: Ex-jogadora de futsal. Atualmente é treinadora interina da equipe feminina da Ferroviária. 

Rodrigo Bellão: Técnico sub-15 do Clube Atlético Paranaense. Tem vasta experiência como auxiliar técnico em categorias de base e profissional de grandes clubes do futebol com passagens por Grêmio Osasco, Atibaia, Grêmio Novorizontino, Portuguesa, Mogi Mirim, Red Bull Brasil, Red Bull Salzburg (Áustria), Corinthians e Seleção Brasileira Sub-15. É especialista em análise de desempenho.  

Anúncios

Roseli Valdez: Orientadora educacional do Projeto Social Jardim Peri, treinadora, preparadora física e técnica de futebol da Liga Paulista de Futebol Feminino. Treinadora da Escola de Futebol Bragantino SP. Técnica auxiliar da Seleção Paulista.   

Ruan Tomás: Jogador do São Bernardo. 

Silvana Trevisan: Assistente social do Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo. Foi uma das primeiras assistentes sociais a implantar o Serviço Social no Futebol.   

Victor Rocha Ferreira: Preparador físico do América de Rio Preto. 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: