A história do mundo nas páginas centenárias

Em exposição até o dia 19.11 a mostra “Jornais Centenários do Brasil e Portugal: Um Legado Cultural”, que reúne dois séculos de história, com capas de  54 impressos, sendo 36 de Portugal e 18 do Brasil. Detalhe: Um dos critérios para integrar essa exposição é que o jornal continue sendo impresso e seja centenário.

Anúncios

A mostra está aberta ao público para visitação no Salão “Casa de Portugal”, no segundo andar do Convento das Mercês, no Centro de São Luís. É uma promoção conjunta da Associação Portuguesa de Imprensa; Associação de Imprensa de Pernambuco; Vice-Consulado de Portugal em Belém; Camões Portugal / Instituto da Cooperação e da Língua; Consulado Honorário de Portugal em São Luís e da Sociedade Humanitária 1º de Dezembro; com apoio do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Maranhão.

A solenidade de abertura no último sábado (16.10) contou com a presença de Berta Nunes, Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, acompanhada de Luís Faro Ramos, Embaixador de Portugal no Brasil; Maria Fernanda Pinheiro – Vice – Cônsul de Portugal em Belém, e de Mucio Aguiar, Pres. da Ass. de Imprensa de PE e curador dos jornais brasileiros exibidos na mostra.

Anúncios

Entre muitos fatos históricos registrados nos jornais centenários, e que podem ser vistos na mostra, Mucio Aguiar destaca o jornal carioca O Fluminense, cuja capa de 13 de maio de 1888 faz o registro histórico da Abolição da Escravatura no Brasil.  Destacam- sem também o Diário de Pernambuco (mais antigo em circulação), Jornal do Comércio e Estadão (SP), entre outros. O único representante da imprensa maranhense é o jornal O Imparcial.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: