Dia Nacional do Livro: cinco livros para quem quer iniciar o hábito da leitura

A dica é começar com histórias que despertem o interesse do futuro leitor e evitar obras complexas

Anúncios

No dia 29 de outubro comemora-se o Dia Nacional do Livro, mas os brasileiros andam cada vez mais longe das páginas. De acordo com a última pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, divulgada pelo Instituto Pró-livro em setembro de 2020, o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019. Apenas 52% dos brasileiros tinham hábitos de leitura, um resultado 4% menor do que o registrado em 2015, quando a porcentagem de leitores no país era de 56%. No entanto, no primeiro semestre foi observado um aumento de 46,5% nas vendas de livros no país.  Segundo a mesma pesquisa, entre as crianças de 5 a 10 anos, a proporção de leitores subiu de 67% para 71%, de 2015 a 2019. O levantamento apontou que essa faixa etária prefere os livros físicos aos digitais. Houve também alta nas vendas de e-books e audiolivros. O crescimento no setor em 2020 foi de 43% em meio à pandemia de Covid-19.

“Em um mundo de telas, a cada dia é mais difícil incentivar alguém a ter o hábito de mergulhar nas páginas de um bom livro. Porém, o que muitos esquecem ao ignorar um livro são os universos maravilhosos que as palavras podem criar, as lições de vida que podem trazer e o prazer em ter a própria identidade representada por um personagem”, analisa Patrick Fragoso, Customer Experience na Maravilha Livros, livraria curitibana que atua no ramo desde 1978.

Anúncios

“O hábito da leitura depende de uma série de fatores, mas para quem tem vontade de começar a ler ou quer incentivar alguém, a dica é sempre buscar obras com temas que interessem ao futuro leitor. Não adianta iniciar com livros muito difíceis ou clássicos complexos. Para quem não está familiarizado com a leitura diária, o importante é procurar obras que despertam prazer em descobrir o que aquela história quer contar”, aconselha Mariane Weigert, head de Produto e Marketing da empresa Use Mais, plataforma multisserviços que reúne vários parceiros para oferecer condições especiais aos usuários em categorias diversas, entre eles a Maravilha Livros.

Para quem deseja começar a ler e não sabe qual obra escolher, a livraria dá cinco dicas para todos os gostos.

Anúncios

1. A Revolução dos Bichos em quadrinhos – George Orwell

Uma fábula com uma história simples, mas poderosa sobre os perigos do totalitarismo! Criado como uma crítica aos governos que subjugam o próprio povo, “A Revolução dos Bichos” conta a história de um grupo de animais em uma granja no interior da Inglaterra que, um dia, se rebelam contra seu dono e senhor em busca de uma vida mais justa. Porém, mesmo se a princípio os bichos parecem bem-sucedidos ao expulsar os humanos que os exploravam, vão descobrir que quanto mais as coisas mudam, mais elas continuam as mesmas. 

2. A Volta do Parafuso – Henry James

Nesta trama, somos convidados a conhecer a decrépita mansão Bly, cenário desta história narrada pela governanta, contratada para supervisionar a pequena Flora e seu irmão mais velho Miles. É nesta remota casa de campo que a governanta passa a perceber aparições de um casal ao redor da propriedade. Logo, ela se vê envolvida em uma atmosfera sinistra e perturbadora que vai se prolongando na medida em que ela convive com os demais serviçais e passa a entender os segredos que rondam a propriedade. Recentemente o livro foi adaptado para a série da Netflix “A Maldição da Mansão Bly”.

Anúncios

3. O Meu Pé de Laranja Lima – José Mauro de Vasconcelos

Com forte inspiração autobiográfica, a história é contada por Zezé, um menino de cinco anos que vive na periferia do Rio de Janeiro. Peralta e cheio de energia, Zezé é muitas vezes incompreendido pelos que estão ao seu redor.. A vida do menino muda radicalmente depois que o pai é demitido e a mãe começa a trabalhar fora. Vamos acompanhando assim as transformações que acontecem na casa do garoto e com os seus três irmãos.

4. Dom Casmurro – Machado de Assis

Em Dom Casmurro, o narrador Bento Santiago retoma a infância que passou na Rua de Matacavalos e conta a história do amor e das desventuras que viveu com Capitu, uma das personagens mais enigmáticas e intrigantes da literatura brasileira. Nas páginas deste romance o leitor encontra a versão de um homem perturbado pelo ciúme, que revela aos poucos sua psicologia complexa e envolve o leitor em sua narrativa ambígua acerca do acontecimento ou não do adultério da mulher, uma das maiores polêmicas da literatura brasileira.

Anúncios

5. O Diário de Anne Frank – Anne Frank

Publicado pela primeira vez em 1947, “O diário de Anne Frank” é um best-seller mundial. Um relato emocionante e de extrema relevância até hoje, o livro já foi publicado em mais de 60 idiomas e nos conduz pelas experiências da jovem Anne Frank, que, junto com a sua família, vai morar num bunker para se esconder do regime nazista vigente na Alemanha de Hitler. 

Sobre a Use Mais Store

Use Mais Store é uma plataforma multisserviços que reúne diversos parceiros para oferecer condições especiais aos usuários, em categorias diversas, como alimentação, esportes, atividades físicas, finanças, moda, viagens, entretenimento, seguro e muito mais.Os benefícios são exclusivos e atendem todo o Brasil.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: