Ferramenta de gestão da VLI promove redução no consumo de combustível e na emissão de gases em operações ferroviárias

Denominada Fuelytics, solução sustentável para otimização de eficiência energética possibilitou a redução de 940 mil litros no consumo de diesel e de 2,8 mil toneladas na emissão de CO2 ao longo do último ano

Anúncios

A VLI, companhia de soluções logísticas que integra ferrovias, portos e terminais, segue comprometida com a inovação como caminho para a transformação da logística no país. Com objetivo de promover uma operação ainda mais sustentável e eficiente, a empresa desenvolveu uma ferramenta denominada Fuelytics, que viabiliza a redução no consumo de combustível e na emissão de gases em operações ferroviárias. Com esta ferramenta, apenas em 2020, a VLI foi capaz de reduzir o consumo de diesel em 940 mil litros e a emissão de gases na atmosfera em 2,8 mil toneladas de CO2.

“A VLI está firmemente empenhada em contribuir para uma profunda evolução da logística e concentra seus esforços em desenvolver ferramentas e soluções sustentáveis que beneficiem a operação, o meio ambiente e a sociedade. Nesse contexto, temos muito orgulho de ter contribuído para o surgimento de um projeto como o Fuelytics, que foi estimulado e incubado através do programa de intraempreendedorismo do Inova VLI ”, afirma Alexandre Gallotti, gerente de Inovação.

Nascido com o escopo de melhorar a gestão da eficiência energética, por intermédio de uma análise capaz de fornecer respostas mais rápidas e assertivas sobre indicadores de consumo, o Fuelytics deu os primeiros passos em 2019, quando foi submetido ao principal programa de inovação da empresa, o Inova VLI. Em 2020, o projeto já amadurecido foi qualificado por testes de viabilidade e, uma vez aprovado, passou a ser implementado gradualmente em todos os corredores ferroviários nos quais a empresa atua.

Anúncios

Na prática, por intermédio de informações operacionais – como as oriundas dos computadores de bordo das locomotivas – através de modelagem matemática, é possível obter correlações estatísticas e identificar variáveis com potencial ganho de eficiência, priorizar as ações que viabilizam o ganho e mensurá-lo. Com esta mensuração das variáveis impactantes também é possível direcionar investimentos em via permanente que possibilitem a obtenção de ganho em eficiência e consequente redução no consumo de combustível e emissão de CO2.

Outras variáveis consideradas na equação são a forma de condução do trem, o perfil do trecho percorrido e a eventual necessidade de manutenção da locomotiva, entre outros componentes que, direta ou indiretamente, implicam na relação consumo x performance. “O Fuelytics não é uma tecnologia embarcada e sim uma ferramenta de gestão, uma solução para otimização da eficiência energética”, reforça Larissa Camargo, analista de Processos de Engenharia, e uma das responsáveis pela concepção da ferramenta, criada em parceria com um time multidisciplinar de profissionais da companhia.

Entre janeiro e agosto de 2021, o Fuelytics foi capaz de proporcionar a economia de mais de 850 mil litros de diesel. “A solução segue em constante aprimoramento. Novas revisões de metodologia nos proporcionam identificar outras oportunidades de melhoria, muitas vezes, com direcionamentos específicos para atender às particularidades de cada corredor logístico”, completa Gabriela Brandão, outra integrante do time.

A companhia já deu entrada no depósito da patente da ferramenta que foi aprovado em exame formal pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Anúncios

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: