Marília Mendonça: especialista conta técnicas para ajudar fãs, amigos e familiares a lidarem com o processo do luto

O medo da morte após um acidente fatal, como o de Marília Mendonça: Francesco Pellegatta, um dos profissionais renomados em Programação Neurolinguística (PNL), explica técnica para ajudar no processo de luto

Anúncios

A morte precoce e trágica de Marília Mendonça comoveu o Brasil e o mundo. A partida da cantora sertaneja, que faleceu, aos 26 anos, após um acidente aéreo, fez muita gente repensar a vida e ficar sem saber como lidar com essa ausência. Amigos, familiares e uma legião de fãs precisam aprender a viver com a saudade. E passar pelo processo de luto é fundamental.

De acordo com Francesco Pellegatta, um dos profissionais mais renomados em Programação Neurolinguística (PNL) e técnicas de estudo comportamental dos últimos anos, existem técnicas para passar por esse período de forma menos traumática. Da mesma forma, é possível utilizar a PNL para lidar com esse primeiro momento de choque e luto.

“A PNL nos ajuda a estar no controle dos nossos pensamentos e, particularmente, das nossas representações internas. Simplificando a linguagem, todos nós criamos uma representação da realidade em que temos imagens, sons e sensações. As características dessas representações são chamadas de ‘submodalidades’. Precisamos prestar atenção nessas ‘submodalidades’ porque em um momento delicado e de processamento do luto podemos ter a tendência a usar representações negativas. Quando isso acontecer, é bom parar para um minuto, pensar em algo positivo e voltar a processar o nosso pensamento”

Anúncios

A aeronave que levava Marília Mendonça rumo a Caratinga, Minas Gerais, caiu na tarde de sexta-feira (5). A cantora e a equipe viajavam para realizar shows na cidade de Caratinga. Outras quatro pessoas morreram na colisão.

Com a grande repercussão da fatalidade, Francesco Pellegatta explica que é muito provável que muitos desenvolvam fobias para viajar de avião. O mesmo medo pode acontecer em relação à morte.

“Um choque tão repentino pode criar falsas convicções no nível inconsciente. Ou seja: mesmo sabendo que o avião é um dos meios de transporte mais seguros que temos, e que a maioria dos acidentes são por erros humanos, muitas pessoas podem fazer conexões inconscientes entre o avião e o trágico acidente. A maioria das fobias são criadas fazendo uma errônea conexão entre algo traumático e algo que é seguro e inofensivo”.

Marília Mendonça deixa o pequeno Léo, que completa 2 anos em dezembro. Ruth Moreira, mãe da cantora, se pronunciou recentemente sobre a morte da filha com um post de despedida nas redes sociais. Muitos amigos e familiares também fizeram suas homenagens. 

O italiano, formado em psicologia na Anthem University, explica que é possível aplicar técnicas coletivas para buscar apoio emocional e mental.

Anúncios

“Existem muitas técnicas e muitas abordagens, como a Time Line Therapy® que possui resultados bem rápidos. Mas é muito importante destacar que qualquer técnica escolhida por familiares e amigos próximos seja aplicada por um profissional qualificado. Uma dica, não terapêutica, seria estar perto um dos outros. Para uma família,  uma perda desse porte é sem dúvidas devastante. Importante sempre lembrar que cada um tem um tempo diferente para processar a perda”.

As fases do luto

Francesco Pellegatta explica também que o processo do luto varia de acordo com o indíviduo, ou seja, não tem um prazo. Assim, para passar por todas elas, Pellegatta acredita na multidisciplinaridade das terapias.

“Existem 5 fases do luto: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação. Nos casos mais importantes é necessário o acompanhamento psicológico. A PNL, assim como outras técnicas complementares, podem contribuir muito na absorção deste processo. Terapia psicológica é absolutamente necessária para trabalhar todos os detalhes do luto e, ao mesmo tempo, técnicas como a PNL podem nos ajudar a superar a dor bem mais rapidamente”.

Anúncios

Assim, Pellegatta afirma que é interessante canalizar esse amor do fã pelo ídolo em outras atividades.

“É fundamental manter a mente ativa e canalizar esse amor para atividades construtivas. Uma boa pergunta seria: ‘o que você amava da Marília Mendonça?’. Acho que a cantora seria muito feliz e orgulhosa em saber que muitas mulheres ficaram mais fortes por causa dela, que contribuiu para melhorar a vida de alguém. Então, se você gostava da simplicidade dela, comece a ser mais positivo na vida. Se você gostava da excelência vocal da cantora, comece a trabalhar para ter a mesma excelência no teu trabalho. Esses são apenas alguns exemplos. Pessoalmente acho que esse seria o melhor tributo que um fã possa fazer”.

Mais sobre Francesco Pellegatta:

Nascido na cidade de Como (CO), no norte da Itália, Francesco Pellegatta é formado em psicologia na Anthem University, nos Estados Unidos. Ao longo dos anos, filiou-se à American Psychological Association e se tornou uma das 20 pessoas no mundo condecoradas como Master Trainer de Hipnoterapia. 

Anúncios

Atualmente, Francesco é a única pessoa a ser certificado simultaneamente como Master Trainer de PNL pela American Board of NLP (ABNLP) e pela a Association for Integrative Psychology (AIP). O italiano também consta entre os Master Trainers reconhecidos pela Association For NLP (ANLP) do Reino Unido.  

Leia mais Notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande um pix para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: