Prêmio Rodrigo: conheça as ações selecionadas para a fase final

Foram selecionadas 124 ações para a etapa nacional. Os vencedores serão anunciados no dia 17 de dezembro.

Anúncios

Os candidatos ao 34º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade já podem conferir a lista provisória de finalistas, divulgada na última terça-feira (09). Das 435 ações inscritas, 124 seguem para a etapa nacional do maior concurso voltado para a valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro.

O certame é promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura (Secult) e ao Ministério do Turismo (MTur), e contemplará 12 ações em todo o país. São dez prêmios de R$ 20 mil e duas menções honrosas.

Anúncios

Os interessados em interpor recursos contra o resultado da etapa estadual têm cinco (05) dias úteis, a partir do dia seguinte à publicação da lista provisória de selecionados no site do Iphan. Os recursos devem ser encaminhados por e-mail, conforme o modelo disponível no Anexo V do edital, para o endereço:premio.prmfa@iphan.gov.br.

As iniciativas selecionadas na etapa estadual serão analisadas pela Comissão Nacional de Avaliação, formada pela presidência do Iphan e por 20 jurados que atuam nas áreas de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural. O resultado final está previsto para o dia 17 de dezembro.

Anúncios

O Prêmio Rodrigo

O concurso premia iniciativas de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro que mereçam registro, divulgação e reconhecimento público devido sua originalidade, vulto ou caráter exemplar. Confira os vencedores das edições anteriores.

As ações selecionadas são divididas em duas categorias. A primeira contempla ações que envolvem a integração entre as dimensões material e imaterial do patrimônio cultural – com resultados relativos aos anos de 2019 e 2020.

A segunda é direcionada a iniciativas de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural adaptadas ao contexto da pandemia, por meio de recursos tecnológicos de comunicação e difusão da informação – com resultados relativos ao ano de 2020.

Anúncios

Cada uma das categorias possui seis segmentos:

Segmento I: Poder Público: administração pública direta e indireta municipal,

estadual e federal;

Segmento II: Cooperativas e associações formalizadas;

Segmento III: Redes e coletivos não formalizados;

Segmento IV: Pessoas Físicas;

Segmento V: Micro Empreendedor Individual (MEI) e Microempresa (ME);

Segmento VI: Demais Fundações ou Empresas Privadas, exceto Micro

Empreendedor Individual (MEI) e Microempresa (ME).

Anúncios

Histórico do Prêmio

O nome da premiação homenageia o advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo de Franco de Andrade, nascido em 1898, em Belo Horizonte (MG). No período entre 1934 e 1945, quando Gustavo Capanema era ministro da Educação, Rodrigo fez parte do grupo de intelectuais e artistas herdeiros da Semana de 1922, quando se tornou o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil. Em 1937, esteve à frente do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), atual Iphan, o qual presidiu por 30 anos.

Resultado provisório da etapa estadual

Mais informações sobre o Prêmio

Leia mais Notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande um pix para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: