Coletivo Nós propõe que bancas de jornais e revistas se tornem patrimônio cultural de São Luís

Com o avanço das tecnologias digitais, bancas de jornais e revistas têm perdido espaço em São Luís. Pensando nisso, o Coletivo Nós (PT) propôs, por meio do PL 247/21, que as bancas de jornais e revistas da capital se tornem Patrimônio Cultural de natureza imaterial do município.

Anúncios

De acordo com a proposta, monumentos, prédios históricos, dentre outras manifestações culturais, guardam a memória das cidades. A medida, que visa proteger um desses bens, tem o objetivo de preservar os aspectos culturais das comunidades, onde a presença das bancas de revistas e jornais já foi muito forte, em períodos em que a tecnologia digital não era tão acessível.

“Em São Luís as bancas de jornais e revistas se consolidaram ao longo das últimas décadas como polos de informação e cultura, estando tradicionalmente inseridas no costume do cidadão ludovicense”, destaca o co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós.

Anúncios

Consideradas mídias fundamentais antes do apogeu da internet, jornais e revistas impressas tiveram seu auge nas décadas de 1980 e 1990, quando começaram a surgir as bancas para comercialização destes bens, como forma de substituir a figura do jornaleiro. No projeto, o Coletivo destaca que, assim como em outras cidades, a estruturação dessas bancas na capital visava a instalação em pontos estratégicos e até mesmo históricos, como praças, esquinas e vias de grande movimento.

“Além de um patrimônio da cidade, as bancas também são um dos comércios mais antigos do município, que foram surgindo ao longo dos anos e contribuindo para a difusão cultural do município. Nesse sentido, as bancas deverão ser reconhecidas como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial”, diz a justificativa da proposta.

Leia mais Notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande um pix para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: