Coorte Brisa inicia nova etapa de pesquisa, com foco na saúde mental, qualidade do sono, impacto da pandemia da covid-19 e o desenvolvimento da qualidade de vida das crianças

Em janeiro de 2022, serão reavaliadas crianças que participaram da Pesquisa da Coorte Brisa em 2010, que contou com um total de 6.593 entrevistas realizadas com mães sobre nascimento de bebês em São Luís. O projeto tem como título “Coortes de nascimentos de Ribeirão Preto (SP), Pelotas (RS) e São Luís (MA): determinantes precoces do processo saúde doença no ciclo vital — Uma contribuição das coortes de nascimento brasileiras para o SUS”.

Anúncios

O objetivo do projeto é avaliar o desenvolvimento das crianças, como a capacidade cognitiva, transtornos mentais, fatores genéticos, biológicos e comportamentais que impactam na ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis. Além disso, também serão observadas características de consumo alimentar da distribuição de gordura corporal e prevalência de obesidade, sua tendência temporal e fatores associados em nível individual e familiar.

Em 2011 e 2013, foram realizadas novas entrevistas para estudar qual a situação de saúde das crianças, com foco no desenvolvimento físico e em aspectos como obesidade, problemas de saúde mental e doenças respiratórias, a exemplo da asma. A nova fase da pesquisa pretende analisar o impacto da pandemia da covid-19, a saúde mental, o sono e a qualidade de vida delas.

Os pesquisadores, identificados e credenciados, entraram em contato com as famílias das crianças participantes neste mês, em que combinaram com os pais e responsáveis de irem até as escolas das redes públicas e particulares de São Luís para entregar uma carta convite e solicitar a permissão da participação nesta nova fase da pesquisa.

Anúncios

Para mais informações sobre a Pesquisa da Coorte Brisa, acesse o perfil do grupo no Instagram, @brisa_slz. Os pais ou responsáveis podem entrar em contato com o Núcleo de Pesquisa do Departamento de Saúde Pública da UFMA pelo telefone (98) 3272-9681 ou pelo Whatsapp (98) 98872-3388.

Leia mais Notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande um pix para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: