VLI anuncia compromissos ESG, com foco em conexões para um mundo melhor

Entre os objetivos estão a redução de 15% da emissão de gases de efeito estufa, diminuição de 20% do consumo de água e o alcance de 30% de mulheres em cargos de liderança

Anúncios

O conjunto de práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) é um pilar fundamental nas operações da VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos. O tema não apenas é parte da estratégia e do dia a dia da companhia, como acaba de se tornar parte de um compromisso para o futuro, anunciado a clientes, parceiros e empregados nesta quarta-feira (17). Entre as metas estabelecidas pela companhia estão, por exemplo, a redução de 15% de emissão de gases do efeito estufa por tonelada transportada, diminuição de 20% de consumo de água nova nas operações e o alcance de 30% de mulheres em cargos de liderança. Parte delas será cumprida até 2025, como é caso o das que envolvem as questões sociais, e outras devem ser atingidas até 2030, a exemplo das questões relacionadas ao meio ambiente.

“Por meio destes compromissos, a VLI demonstra seu desejo de manter uma conexão ainda mais próxima com as comunidades, o meio ambiente e todos os mais diversos stakeholders com os quais a companhia está envolvida, gerando valor para toda a nossa cadeia. Nossos objetivos revelam também o elo da VLI com uma gestão transparente e ética, pilares da nossa governança corporativa. Somos uma companhia presente em dez Estados e em centenas de municípios. Essa capilaridade, para nós, significa a possibilidade de transformar as metas que estabelecemos em legados concretos e duradouros para a sociedade com a qual estamos conectados”, declara Ernesto Pousada, presidente da VLI.

Anúncios

As metas anunciadas pela VLI foram desenvolvidas com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas, e organizadas em três frentes: Legado para o planeta, Valor para as relações e Segurança para as operações. Todos os compromissos passam, ainda, a compor metas que envolvem presidência, direção e liderança da VLI, o que garante o engajamento de toda a companhia de forma concreta nos objetivos estabelecidos, bem como o acompanhamento permanente dos resultados alcançados.

“Chamamos esta agenda ESG de ‘VLI para o amanhã – conexões para o mundo melhor’. Acreditamos que transformações consistentes no ambiente externo tenham início na mobilização do nosso próprio time, que, desde o início das atividades da VLI, revela vocação para transformar positivamente o entorno de onde atuamos. Os compromissos assumidos se comunicam com os valores da companhia, que são sólidos e genuínos. Estamos certos de que, com intencionalidade, propósito e processos, seremos capazes de, dia após dia, contribuir para a realização de grandes transformações”, afirma Rute Melo Araújo, diretora de Gente, Inovação e Sustentabilidade da VLI

Legado para o planeta

O transporte de cargas pelo modal ferroviário já possui um forte caráter sustentável, uma vez que as emissões de CO₂ relacionadas a ele são inferiores às do modal rodoviário. A VLI quer ir além e prestar uma contribuição ainda maior ao meio ambiente. Neste sentido, uma grande contribuição para mitigar os efeitos provocados com as mudanças climáticas é a redução, em 15%, da emissão de gases de efeito estufa por tonelada transportada. Entre as principais iniciativas nesse sentido está a renovação da frota de locomotivas da companhia.

A inovação também é um pilar fundamental dessa transformação, como mostram duas iniciativas recentes implantadas na VLI. A primeira delas é chamada de Fuelytics, ferramenta concebida e desenvolvida internamente na VLI, que viabiliza a redução no consumo de combustível e na emissão de gases nas operações ferroviárias. Com ela, apenas no ano passado, a VLI obteve redução de consumo de diesel na ordem de 940 mil litros, evitando a emissão 2,8 mil toneladas de CO₂ na atmosfera.

Anúncios

A segunda é o chamado projeto Leader, também em curso na companhia. Ele consiste em tecnologias semiautônomas implantadas nas locomotivas da VLI, o que faz com que, a partir de uma velocidade mínima, elas sejam guiadas de forma automática, buscando o melhor desempenho de eficiência energética, observando as características do trecho percorrido. A partir do período de testes e habilitação, o sistema será gradualmente implementado em todos os corredores nos quais a companhia atua, ampliando os resultados nesta frente.

Em termos práticos, o alcance da meta de 15% das emissões entre 2020 e 2030 representará aproximadamente a redução de 36 milhões litros de diesel e 84 mil toneladas de CO₂. Isso significa a preservação de aproximadamente 588 mil árvores, com base em estimativas base do Instituto Brasileiro de Florestas (IEF).

Outro compromisso relevante diz respeito à diminuição em 20% do consumo de água nova nas operações. Atualmente, a água consumida no dia a dia da companhia é proveniente de captação subterrânea (poços artesianos) e das concessionárias prestadoras do serviço. Com compromisso estabelecido, a VLI buscará novas tecnologias e formas de operar otimizando o uso de água, bem como adotará, de forma eficiente, o reaproveitamento do recurso e de efluentes tratados nas estações existentes em determinadas localidades.

Valor para as relações

O respeito e a promoção da diversidade e da inclusão já integram a cultura da VLI. Em julho de 2020, a companhia tornou-se signatária do compromisso “Equidade é Prioridade”, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas, estabelecendo uma meta mínima de 30% de mulheres em posições de alta liderança – a partir de gerentes ou cargos equivalentes – até 2025. A VLI atualmente já possui uma série de ações em curso para alcançar seus objetivos nesta esfera. Para o próximo ano, a companhia já espera um percentual de público feminino em cargos de gerência, gerência-geral e diretoria 4% superior ao registrado em 2021. Além disso, de 2017 a 2020, a participação de mulheres no total de contratações anuais passou de 17% para 31%.

Anúncios

Na VLI, a cultura de diversidade e inclusão já se mostra desde os chamados programas de porta de entrada, como estágio e trainees. Em 2020, por exemplo, foi feito a seleção do Programa de Trainee mais diversa de todas as edições realizadas até então, com o ingresso de 54% de pessoas negras e 55% de mulheres. O processo de recrutamento foi alterado para que valores e atributos, como empatia, resiliência e colaboração, fossem considerados, assim como as histórias de vida, para além da capacidade técnica e formação acadêmica

Com os objetivos anunciados, a VLI também se compromete a levar esse tema a toda a sua cadeia de relacionamento, com a sensibilização de 100% dos seus clientes e fornecedores sobre temas relacionados a políticas de inclusão e à ética. Neste último aspecto, é importante destacar que, em abril deste ano, a VLI passou a integrar o Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, do Instituto Ethos, compromisso voluntário assumido por empresas privadas e públicas e tem por objetivo uni-las na promoção de um mercado mais íntegro e ético, além de reduzir as diferentes formas de corrupção.

Várias ações internas se somaram à assinatura do Pacto, no sentido de mobilizar toda a companhia em torno do tema. Por exemplo, em maio de 2021, mês da Ética, um grande evento foi realizado, com transmissão para toda a empresa e presença do presidente do Conselho de Administração, diretores da empresa e clientes, com o intuito de vocalizar a transformação da companhia rumo a um ambiente cada vez mais íntegro, respeitoso e inclusivo.

Anúncios

Por fim, também dentro de Valor das Relações, a VLI estabeleceu o compromisso de alcançar e manter o índice de 60% de contratação de fornecedores locais. Para isso, a companhia está se estruturando e desenvolvendo ações junto a associações locais e buscando parceria com confederações dos Estados, para mapear potenciais fornecedores de materiais e serviços nas proximidades de suas operações.

Segurança para as operações

Somando-se às ações de segurança voltadas para a convivência segura e harmoniosa de pedestres, ciclistas e motoristas com a linha do trem, a VLI também direcionará esforços adicionais para outra de suas prioridades: a saúde e a segurança dos empregados nas operações, sejam elas administrativas ou no front de operações de ferrovias, portos e terminais. O objetivo é levar os índices de ocorrências com e sem afastamento de trabalho a patamares de excelência internacionais.

Anúncios

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Leia mais Notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande um pix para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: