Encerramento do Festejo do Casa d’Arte terá premiação do Cine Carimã, Marco Gabriel, Show “Arquipélago” e mais

Encerramento do Festejo do Casa d’Arte terá premiação do Cine Carimã, Marco Gabriel, Show “Arquipélago” e mais

Anúncios

A festa continua no município de Raposa. Nos últimos dias 13 e 20 de novembro, foi dado início ao “Festejo 2021” – evento em comemoração ao aniversário de atuação do Pontão de Cultura, composto pelo Instituto Maranhão Sustentável (IMAS), em seu 10º ano de existência, junto ao Casa d’Arte Centro de Cultura, que completa 7 anos.

Agora, nos próximos dias 27 e 29, serão realizados os últimos dias de programação do Festejo 2021, com shows musicais, festival de cinema, premiação, discotecagens e mais.

Neste sábado (27), a programação será realizada no Centro Cultural Casa d’Arte, localizado na Rua do Farol da Marinha, 9, Alto do Farol, a partir das 18h. Na ocasião, será realizada a premiação e exibição dos filmes selecionados no Festival de Cinema Cine Carimã. Além da programação de cinema, a noite contará com discotecagem da VJ Nay Zawto e pocket show do rapper Marco Gabriel.

Anúncios

Já no dia 29, na próxima segunda-feira, a programação ocorrerá especialmente no Viva Raposa, também a partir das 18h. Além da exibição dos filmes selecionados, a noite terá, ainda, um espetáculo musical: o show “Arquipélago”, composto pelos artistas Jon Sul e Melkzé e pela banda Michelly.

A apresentação das duas últimas noites do Festejo 2021 ficará por conta da produtora audiovisual Nat Maciel.

Cine Carimã

O Festival de Cinema Cine Carimã é baseado no projeto “Cine Carimã”, um cinema de base comunitária para estimular, especialmente, jovens a verem, discutirem e fazerem cinema. O projeto conta com atividades como exibição de filmes, rodas de conversas e oficinas em torno da produção audiovisual.

Um dos principais objetivos do “Cine Carimã” é divulgar e incentivar o cinema brasileiro, visando aproximar os jovens da linguagem do audiovisual e capacitando-os para produzir cinema como ferramenta para a transformação social e proporcionar lazer para toda a família.

Anúncios

Na primeira edição do festival, foram selecionados os filmes:

●       LUDOVISENDO (Direção: Ben-Hur Real);

●       ADUBO PARA UMA ÁRVORE (Direção: Yaku Huna Simi e Ywira Ka’i);

●       ESTATÍSTICAS (Direção: Nádia Maria);

●       DERIVA (Direção: Cláudio Marconcine);

●       A GRANDE MÃO (Direção: Gabriela);

●       FUGAZ (Direção: Leonan Vasconcelos);

●       ELA DISSE QUE QUERIA VIRAR MAR (Direção: Letycia Vasconcelos);

●       DAS CINZAS (Direção: Jeyci Elizabeth);

●       QUERIDA! (Direção: Geovane Camargo);

●       O SUMIÇO DO BOIZINHO (Direção: Edson Mendonça).

A curadoria do Festival de Cinema Cine Carimã é assinada por Cláudia Marreiros, artista visual que atua nas áreas de fotografia, audiovisual, produção cultural e arte educação. Cláudia Marreiros é também diretora artística e produtora da Feirinha Criativa Café Cuxá, realizada no bairro do Desterro.

Obs: Pelo não preenchimento de vagas na categoria “Filmes de bolsos de moradores da Raposa” por falta de inscritos, o festival, em seus termos, decidiu premiar mais 3 filmes enviados no prazo do edital em outras categorias. Para incentivo da linguagem em Raposa, será anunciada uma ação voltada à comunidade durante a exibição. Além disso, também será homenageada, com uma premiação, uma obra convidada que representa a essência do cinema comunitário maranhense.

Anúncios

Casa d’Arte

Pautada no conceito de redes colaborativas para construir um modelo singular que valoriza a economia solidária, a autonomia e a arte autêntica, o Casa d’Arte é certificado pelo Minc como Ponto de Cultura, que se articula para inspirar e ser referência em processos criativos e compartilhados em todas as áreas do saber.

Há sete anos em funcionamento, o Casa d’Arte havia interrompido suas atividades artísticas em março de 2020, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Nesse período, desenvolveu ações sociais de distribuição de cestas básicas às famílias da região, e implantação de lavatórios públicos, junto ao projeto “Vidas em Conexão”, do Instituto Maranhão Sustentável, atendendo cerca de 500 famílias desde o início da pandemia. Mais informações sobre o projeto acesse: www.maranhaosustentavel.org.br/vidas-em-conexao.

Leia mais Notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande um pix para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: