MAB REALIZA I ENCONTRO DOS ATINGIDOS E ATINGIDAS DE AURIZONA, APÓS 8 MESES DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DA EQUINOX GOLD

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou nesta quinta-feira (25), o I Encontro dos Atingidos e Atingidas de Aurizona. O encontro aconteceu das 9h às 17h, no balneário do cachimbo, na comunidade de Aurizona, Godofredo Viana, na Amazônia Maranhense.

Anúncios

Reunidos na data que marca oito meses do rompimento da barragem Pirocaua, de responsabilidade da Equinox Gold, o encontro teve como objetivo fazer um balanço dos resultados da luta coletiva dos atingidos e atingidas pela barragem da equinox gold, após oito meses do rompimento em Aurizona e refletir os próximos passos.

Estiveram presentes cerca de 60 pessoas, entre atingidos (as) por barragens, militantes e organizações parceiras do MAB, como a FETAEMA (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão), Marcha Mundial de Mulheres e a CUT- MA (Central Única dos Trabalhadores), bem como a CDHAL (Comitê Cristão pelos Direitos Humanos na América Latina), Earthworks, Miningwatch, que enviaram vídeos de solidariedade e apoio à luta dos atingidos e atingidas de Aurizona.

Anúncios

Durante o encontro foi possível aprofundar a análise sobre o modelo de mineração implementado no Brasil e no mundo e conhecer experiências de atingidos de Brumadinho, atingidos pela mina Quirovilca, no Peru e pela mina La Colorada, em Chalchihuites, no México, apontando-se a importância de pensar estratégicamente a região e a necessidade de construir um processo de organização e luta dos atingidos e atingidas de Aurizona.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: