Guarnicê Itinerante promove oficinas de Stop Motion para alunos de escolas municipais de Chapadinha e Timon

Na sexta-feira (26) e no sábado (27), os alunos do Centro de Ensino Dr. Otávio Vieira Passos, em Chapadinha, e do Centro de Ensino Senador Clodomir Millet, em Timon, puderam aprender mais sobre o Stop Motion e o Pixelation em oficinas promovidas pelo Guarnicê Itinerante. Para muitos destes estudantes, foi um contato único em suas vidas, pois trata-se do primeiro acesso deles a conteúdos relacionados à produção cinematográfica.

Anúncios

Em Chapadinha, cerca de 120 alunos produziram microfilmes utilizando a técnica ensinada durante a oficina. Já em Timon, os oficineiros gravaram aulas e tutoriais sobre o tema, de forma que o conteúdo fique disponível para que os professores possam explanar para os alunos.

Para Giovanna Fernandes, 16 anos, aluna do 1° ano do ensino médio, a experiência foi enriquecedora. “Eu não sabia o que era o stop motion, mas agora estou achando muito bacana. Eu nunca pensei que várias fotos seguidas pudessem se tornar um vídeo. É muito legal”, comentou.

Sara Reis, uma das oficineiras, contou que trabalha com stop motion em escolas públicas desde 2018, por meio de um projeto de extensão da Universidade. “Estar aqui hoje mostrando essa oficina é muito importante. É uma oportunidade de compartilhar nosso conhecimento e, ao mesmo tempo, democratizar o acesso ao cinema e à produção cinematográfica, que nem toda vez é possível. É muito necessário falar do cinema ainda na escola”, disse a estudante de Licenciatura em Artes Visuais. Além de Sara, o aluno de Comunicação Social Adney Danilo, e a arte-educadora Ester Serra ministraram as oficinas.

Anúncios

A coordenadora pedagógica do Centro de Ensino Dr. Otávio Vieira Passos, Maria Coelho, frisou a importância desses momentos. “A cultura precisa ser disseminada, ela tem que estar presente no ambiente escolar. Os alunos precisam participar da aprendizagem de conteúdos curriculares, mas também de arte e cultura, porque isso faz parte da evolução e desenvolvimento deles. É necessário que eles tenham esse conhecimento e oportunidade”, ressaltou.

A diretora da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) da Universidade Federal do Maranhão, Roselis Câmara, comentou o objetivo e relevância do evento. “A formativa é uma via do festival que visa estimular a produção audiovisual e a etapa itinerante é voltada para o público jovem das escolas públicas de ensino médio. As oficinas realizadas com os alunos têm como resultado um produto audiovisual que é exibido em praça pública na abertura do evento em cada cidade. O Guarnicê tem esse papel de ampliar e difundir o acesso ao audiovisual maranhense e brasileiro, fortalecendo o cinema enquanto produto transformador social”, detalhou.

Anúncios

Saiba mais

Stop Motion é uma técnica que dispõe sequencialmente fotografias de um objeto inanimado em diferentes posições para simular o movimento, criando um microfilme. Já o pixelation é feito com pessoas. Nesta técnica, o corpo humano é utilizado para a criação de quadros que, em sequência, também dão a sensação de movimento.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: