Diretor de carnaval da Favela do Samba lamenta a falta de diálogo da Prefeitura de São Luís

O Diretor de carnaval da Favela do Samba, João Moraes, veio ao público lamentar a falta de diálogo do Poder Público, referente a Prefeitura de São Luís, com os manifestantes da Cultura Popular da grande ilha.

Nesta quarta-feira (05), o Prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), informou que o cancelamento das festividades do carnaval promovida pela Prefeitura. Deixando vários artistas e organizadores culturais fora do diálogo para um planejamento que favorecesse a classe que traz alegria e cultura para nossa cidade.

Anúncios

A falta de diálogo é a principal caracteriza dessa gestão de Eduardo Braide. Não é a primeira vez e com certeza não será a última.

Veja a nota de João Moraes, Diretor de carnaval da Favela do Samba:

Infelizmente a falta de diálogo do Poder Público com os fazedores da Cultura Popular tem perpassado as gestões municipais!

Lamentável que tenhamos tido diversas reuniões com o Secretário Municipal de Cultura, onde inclusive apresentamos por diversas vezes nossa preocupação em realizar o Desfile de Escola de Samba nos moldes tradicionais, sem contudo obter uma reposta acerca dos nossos anseios e inquietações…

É prudente a decisão governamental em suspender o Carnaval, lamentável que tenha acontecido sem qualquer diálogo com os movimentos culturais que protagonizam essa festividade! No caso específico das Escolas de Samba, buscamos o Poder Público Municipal, através da Secretaria Municipal da Cultura, na tentativa de saber qual seria a perspectiva de fomento da Prefeitura para as escolas de samba, considerando essa incerteza da não realização do Carnaval, e infelizmente nenhuma reposta foi dada, isso devido à falta de autonomia do Secretário em tratar essas questões, as quais segundo ele teriam sido levadas ao Prefeito, contudo de uma forma ou de outra, nossos asseios nunca tiveram devolutivas!

Anúncios

A construção do Carnaval requer uma preparação muito anterior à sua realização nos dias festivos de fevereiro, jogar no colo das agremiações, como se o problema fosse nosso não parece uma ação de quem quer manter viva essa tradição secular que é o Carnaval…

É importante cuidar das pessoas e precisamos cuidar de todas… esperamos que a sensibilidade do Prefeito vá além do que de fora proposto de forma unilateral pela sua gestão no ano de 2021, que foi a irrisória quantia de 10 mil reais de auxílio!

Estamos em atividade desde agosto de 2021, já são 5 meses de atividades na expectativa da normalidade da situação sanitária, afim de que pudéssemos fazer um belo espetáculo, nessa altura, isso é de notório conhecimento, as escolas de samba já contraíram inúmeras despesas, que vai desde a elaboração de enredo, realização de concursos de samba, ensaios de bateria e outros segmentos da escola, elaboração de figurinos, e ate início de confecções de fantasias, já temos muita gente envolvida nessa produção e essa conta não pode ser jogada somente do colo das agremiações…

É preciso cuidar das pessoas, vamos cuidar então… temos uma das maiores cadeias produtivas ( carnavalescos/ músicos / cantores / bailarinos / aderecistas / costureiras/ soldadores / marceneiros / pintores ) são centenas de profissionais envolvidos na Produção e precisamos cuidar dessas pessoas que vivem na sua maioria da informalidade e dependem dessas atividades culturais…

Friso que concordamos com a medida governamental, mas precisamos ser respeitados enquanto protagonistas da maior festa Popular que é o Carnaval, portando pedimos ao Prefeito a sensibilidade em abrir um canal de diálogo com as Escolas de Samba, que estão efetivamente em atividade, precisamos de um fomento justo que garanta a sobrevivência desse Segmento e manutenção da sua cadeia produtiva… 10 mil reais não paga nem as despesas de concurso e gravação de samba… Acreditamos na sensibilidade do Prefeito para que junto possamos manter viva essa tradição!!!
Att:
João Moraes – diretor de carnaval da  Favela do Samba

Leia mais Notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande um pix para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: