Nota técnica do IMESC aborda período de Defeso do Caranguejo-Uçá

Iniciou nesta semana o período de defeso do caranguejo-uçá (Ucides Cordatus). E, para reforçar essa importante medida, o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e a Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE) lançaram, nesta quinta-feira (6), a nota técnica “Período de Defeso do Caranguejo-Uçá 2022”.

Anúncios

“Visamos conscientizar a população e os catadores a respeitar o período de defeso do caranguejo-uçá para que não falte esse recurso no futuro, já que sua exploração é uma das atividades extrativistas mais antigas em áreas litorâneas, o que gera emprego, renda e subsistência às comunidades costeiras”, destaca o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

A primeira etapa do período de defeso iniciou no dia 3 de janeiro e terminará no dia 8 de janeiro, que é a “andada” e ocorre nessa época. Além disso, a nota técnica aborda as leis propostas para esse período do defeso, as datas, a distribuição da espécie Ucides Cordatus no mundo e nos manguezais do Maranhão e também auxilia na identificação dos machos e fêmeas dessa espécie.

Anúncios

A publicação ainda traz ao conhecimento da sociedade o aplicativo REMAR Cidadão, que auxilia no monitoramento das andadas reprodutivas de caranguejos em manguezais, algo que pode auxiliar na fiscalização e tornar o cidadão um verdadeiro pesquisador e contribuinte para o gerenciamento desse recurso pesqueiro.

Tendo em vista a grande importância dessa nota técnica, espera-se que a comunidade em geral possa atuar como fiscalizador desses períodos em que os caranguejos-uçá estão se reproduzindo, para que o estoque populacional dessa espécie seja garantido.

Confira a publicação clicando no link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/biodiversidade/507

Leia mais Notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande um pix para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: