Inscrições abertas para o Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, abriu inscrições, até 14 de fevereiro, para seleção ao curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR). A taxa de inscrição está no valor de R$ 100,00 (cem reais). Para se inscrever, clique aqui.

Anúncios

Serão ofertadas quinze vagas para este processo seletivo, a serem preenchidas por ordem de classificação dos aprovados. As linhas de pesquisa do Programa são: Estado, Trabalho e Globalização ou Movimentos Sociais, Território e Planejamento.

Em virtude das condições atuais impostas pela pandemia de Covid-19, o processo de seleção não compreenderá atividades presenciais. O certame será constituído por quatro etapas e realizado de forma remota: três eliminatórias (homologação das inscrições, avaliação dos anteprojetos e entrevista); uma classificatória (pontuação de currículo).

A área de concentração Desenvolvimento Regional e Diversidade estrutura-se a partir das concepções de desenvolvimento nas suas diversas interpretações, inclusive, incorporando os movimentos sociais e representações de povos e comunidades tradicionais dos estados amazônicos – segmentos cuja situação de vida e trabalho não se enquadram nas formas organizativas reconhecidas –, à luz da complexidade das situações que expressam a realidade regional e local.

Anúncios

Nesse sentido, o Programa abarca o tema do desenvolvimento frente às diferentes formas de apropriação do espaço regional. Para tanto, concentra as ações em eixos relacionados à produção de informações, bancos de dados e conhecimentos teóricos que possam subsidiar os estudos e a elaboração de projetos de desenvolvimento nas suas diferentes dimensões e expressões; produção de conhecimento específico sobre a região, cuja singularidade possa subsidiar ações governamentais voltadas para a dinâmica produtiva regional e local, integrando os diversos sistemas produtivos, redirecionando os recursos existentes em favor de um desenvolvimento regional sustentável.

Confira aqui o edital completo

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: