Questões de gênero, raça e inclusão social são temas de encontro online; British Council vai apoiar projetos na área

Evento gratuito de 27/01 vai apresentar o edital Meninas que Vão Além, que apoiará projetos com o objetivo de preparar meninas negras do ensino fundamental para escolhas conscientes sobre estudos e carreira profissional;

Anúncios

O British Council, organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais, vai realizar o encontro online Meninas que Vão Além: Gênero, Raça e Inclusão Social na Educação, em 27 de janeiro, às 16h. Gratuito, o evento, promovido pelo Observatório para o Ensino da Língua Inglesa, faz parte do programa UK-Brazil Skills for Prosperity, iniciativa do governo britânico para a democratização do ensino de inglês nas escolas públicas do Brasil. Para participar é necessário fazer inscrição prévia no site.

O objetivo do encontro virtual é fomentar o debate público sobre gênero, raça e inclusão social na educação, apresentar práticas educacionais e discutir novas condutas para a equidade. Podem participar educadores e educadoras, organizações não-governamentais sem fins lucrativos e pessoas interessadas em contribuir para representatividade no ensino.

O webinar será apresentado por Cíntia Toth Gonçalves, gerente sênior de inglês do British Council, e terá como convidadas Raíla Alves, gerente de Empoderamento Econômico e de Gênero na Plan International Brasil; e Gláucia Morais, professora de inglês no Programa Bilíngue da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro no Complexo da Maré, além da participação de Melanie Hopkins, Ministra-Conselheira do Governo Britânico no Brasil.

Anúncios

Edital seleciona projetos vinculados à equidade de raça e gênero na educação

A Chamada Meninas que Vão Além, lançada por meio do programa do governo britânico UK-Brazil Skills for Prosperity, selecionará seis projetos conduzidos por organizações não-governamentais sem fins lucrativos de todo o Brasil, que promovem a educação e a equidade de gênero e raça.

A partir dos projetos selecionados a expectativa é preparar meninas negras, do 8º e 9º anos do ensino fundamental, para escolhas conscientes sobre a continuidade dos estudos e a construção de uma carreira profissional. As iniciativas contempladas receberão apoio financeiro e serão acompanhadas pelo British Council durante todo o período. As inscrições estão abertas até 08 de fevereiro de 2022 no site.

Equidade e inclusão social no Observatório para Ensino da Língua Inglesa

A iniciativa, viabilizada pelo governo do Reino Unido e desenvolvida pelo British Council – reúne estudos, pesquisas acadêmicas, dados e notícias sobre o setor. O objetivo é estimular debates, compartilhar experiências e contribuir para a estruturação do ensino do idioma no Brasil.

Além de ser atualizado com publicações e pesquisas de âmbito nacional do British Council e organizações parceiras, o Observatório está promovendo conteúdos sobre equidade social e de gênero no âmbito do ensino de inglês.

Anúncios

Programa do governo britânico

O Observatório para o Ensino da Língua Inglesa é uma das ações do programa UK-Brazil Skills for Prosperity, iniciativa do governo do Reino Unido que tem o objetivo de auxiliar na diminuição da pobreza e promover o desenvolvimento econômico sustentável e a igualdade de gênero nos países parceiros.

A língua inglesa é entendida como uma habilidade-chave para melhores condições de vida e empregabilidade. Dessa forma, o Programa visa democratizar o acesso ao ensino de qualidade da disciplina nas escolas públicas.

Anúncios

As ações do UK-Brazil Skills for Prosperity envolvem incidência na política nacional e regulatória para o ensino de inglês, na produção de materiais didáticos e na formação de professores, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CEFR), além do desenvolvimento do Observatório para o Ensino da Língua Inglesa (inglesnasescolas.org).

No Brasil, o UK-Brazil Skills for Prosperity é implementado por um consórcio de quatro organizações sem fins lucrativos e liderado pela Fundação Lemann, incluindo a Associação Nova Escola, Instituto Reúna e British Council.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: