Pesquisadores da UEMA monitoram a espacialização da COVID-19 em São Luís

Uma pesquisa inédita realizada por pesquisadores do Grupo de Estudos em Dinâmicas Territoriais (GEDITE) em parceria com o Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade Estadual do Maranhão, analisou os fatores ligados à distribuição de casos de Covid, nos bairros de São Luís.

Anúncios

De acordo com o coordenador do estudo, Igor de Sousa, a pesquisa relacionou a configuração espacial das linhas de ônibus, bem como: os trajetos, a capacidade de transporte de passageiros e os destinos de cada linha no intuito de mapear a circulação de pessoas. Os mapas foram elaborados entre 2020 e segundo semestre de 2021.

Dessa maneira, os pesquisadores partiram do pressuposto que a circulação de pessoas está intimamente ligada ao fluxo de passageiros transportados e a possibilidade de transmissão do vírus. “Isso nos fez chegar a um dos pontos-chave da pesquisa: os terminais de integração”, disse Sousa.

Anúncios

Outra importante constatação do estudo foi que há possíveis ligações entre os bairros que concentram números altos e médios de casos de COVID, com a proximidade aos terminais de São Luís.

O estudo, que levou em consideração todas as tipificações das linhas de ônibus da cidade (troncais, alimentadores, circulares e não integrados), revela a importância de se intensificar a higienização das paradas de ônibus, dos terminais e dos próprios veículos. Há linhas que chegam a uma média diária de 7 a 10 mil passageiros transportados por dia.

Para o pesquisador Igor de Sousa, as estratégias sanitização são fundamentais para reduzir o risco de contágio dos usuários do transporte. Mas, devem ser associadas à continuidade dos centros de testagens nos terminais, e combinadas também ao uso de máscaras e incentivo à vacinação contra a Covid-19.

Anúncios

Participaram da pesquisa os professores e pesquisadores: José Sampaio de Mattos Junior, Hermeneilce Wasti, Juliana, Carlos Ronyelton, Ronaldo Barros Sodré, Igor de Sousa e Jéssica Mendes; além de Raquel Pereira Santana Mendes, mestranda em Geografia; Chirlene Pessoa, bolsista de Apoio Técnico Institucional e Thiago Ronyerisson, bolsista de Iniciação Científica.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: