II Quizumba NES aborda reflexões acerca dos aspectos do constitucionalismo e a resistência de povos quilombolas no Brasil

Para trazer reflexões acerca dos aspectos do constitucionalismo e a resistência de povos quilombolas no Brasil, foi realizado o II Quizumba NES, evento promovido pelo Núcleo de Estudos Socioambientais (NES) do Departamento de Direito da Universidade Federal do Maranhão e transmitido por meio do Canal Institucional da UFMA no Youtube.

Anúncios

Em sua segunda edição, o II Quizumba NES promoveu um debate com a presença de Rodrigo Portela Gomes, professor e pesquisador da Universidade de Brasília (UnB); Anacleta Pires da Silva, educadora popular e liderança da comunidade tradicional quilombola Santa Rosa dos Pretos (Itapecuru-Mirim, MA); e Ruan Didier Bruzaca Almeida Vilela, coordenador do NES.

O professor Ruan Didier apontou que cada vivência traz uma perspectiva, o que na sua visão proporciona uma troca de conhecimentos. “A oralidade é um elemento muito importante para o território que faz uma cultura e aqui existe a oralidade, existe essa transformação para a linguagem que é ordinariamente utilizada nas universidades. O nosso encontro vai servir muito para fazer essa ruptura, que existe um predomínio de uma certa linguagem, que exclui outros saberes. Na verdade, nós estamos compartilhando saberes”, pontuou.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: