Parceria entre Porto São Luís e SENAI-MA para formação de obra especializada

Cursos de Pedreiro e Carpinteiro estão sendo ofertados gratuitamente para pessoas das comunidades do Cajueiro e Mãe Chica

Anúncios

As comunidades do Cajueiro e Mãe Chica (Vila Maranhão) seguem recebendo diversas ações de saúde e de cidadania promovidas pelo TUP Porto São Luís. E agora passam a contar também com a volta de cursos profissionalizantes, com o objetivo de capacitar a mão de obra local para a futura inserção desses profissionais nas obras de construção do empreendimento, assim como para estarem disponíveis também para a ampla integração no mercado de trabalho.  

Os cursos de Pedreiro de Alvenaria e Carpinteiro de Obras haviam iniciado em 2020 no projeto Comunidade Ativa em parceria com o SINDUSCON-MA E SENAI -MA, mas foram interrompidos em virtude da atual pandemia.  Agora, voltaram a ser oferecidos, cumprindo-se todas as exigências dos protocolos sanitários. O retorno das aulas desses dois cursos ocorreu no último dia 10 de janeiro, com programa que prevê aulas teóricas e práticas, com carga horária total de 160 horas.

Anúncios

Esses cursos profissionalizantes são voltados para jovens e adultos das comunidades do entorno do empreendimento, para atender às futuras vagas de empregos, que serão geradas quando as obras iniciarem, como também possibilitar a capacitação dos participantes para as demais oportunidades do mercado de trabalho no Maranhão.  ​

“A prioridade do Porto São Luís é empregar maranhenses, e preferencialmente pessoas da própria comunidade, nas diversas vagas de empregos que serão geradas na fase de obras. Temos essa parceria com o SENAI-MA, com apoio do SINDUSCON-MA, para oferecermos gratuitamente esses cursos profissionalizantes para formar profissionais nas áreas que serão demandadas. Desenvolver as pessoas da comunidade é também uma missão social do empreendimento e uma prioridade” declarou Thomaz Baker, Gerente de Obras do Porto São Luís.

Atualmente, as aulas estão sendo realizadas na sede do empreendimento em local aberto e ventilado, com uso de máscaras por todos, além de área para lavagem de mãos, álcool em gel, máscaras descartáveis, e material individualizado, entre outros cuidados. O encerramento dessas duas turmas tem previsão para o próximo dia 15 de fevereiro.

Anúncios

A capacitação profissionalizante e a geração de empregos são também demandas da comunidade, e sempre lembradas nas reuniões comunitárias em que representantes do empreendimento participam. Assim, novas turmas já estão sendo organizadas para a oferta de mais oportunidades:

“Em atendimento às demandas da comunidade, já foram iniciadas tratativas junto ao SENAI-MA para a abertura de mais duas turmas, sendo uma do curso de Pedreiro de Alvenaria e outra do curso de Carpinteiro de Obra; que devem acontecer após o encerramento das turmas atuais. Esse processo está sendo organizado pela nossa equipe social. Mas o início das aulas dessas novas turmas já está previsto para a data de 21 de fevereiro em diante”, explicou Thomaz Baker.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: