Depressão infantil e seus principais sintomas 

Mudanças na rotina podem mexer diretamente no emocional e psicológico da criança

Anúncios

A fase da infância é muito importante de ser acompanhada, principalmente os saltos de crescimento e a transição para a adolescência. Algumas crianças podem apresentar picos excessivos de tristeza ou acabar passando por grande sofrimento psicológico.

A psicóloga do Sistema Hapvida, Celiane Lopes explica que “é muito importante considerar as mudanças naturais associadas à idade e etapas de desenvolvimento, de modo a compreender as diferenças em relação a um quadro de depressão”.

A psicóloga também explica que alguns sintomas são de fácil reconhecimento, porque atingem diretamente no comportamento da criança, e os principais são: 

Anúncios
  • Choro
  • Alteração de humor
  • Autoconceito negativo
  • Autoestima baixa
  • Dificuldades de atenção e concentração
  • Agitação psicomotora
  • Perda de interesse ou prazer nas atividades
  • Isolamento social
  • Insônia
  • Mudanças na alimentação

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as crianças ficaram afastadas das escolas e, após um longo período, com a chegada da vacinação começaram a voltar a uma nova normalidade, mas de forma híbrida. Essas mudanças mexem diretamente no emocional e psicológico da criança. Os profissionais da educação também devem se manter atentos aos sinais de depressão infantil, comunicar a família que juntas serão uma rede de apoio para os pequenos..

Anúncios

Após os sintomas serem detectados, é indicado que a família leve a criança para um acompanhamento psicológico, dessa forma, ela vai receber o tratamento adequado. Em alguns casos, também é necessário o acompanhamento de um psiquiatra que ficará responsável pela medicação.  

“De acordo com o DSM-5, (Manual de Classificação dos Transtornos Mentais), os episódios depressivos podem ser classificados como leves, moderados ou graves”, explicou a psicóloga sobre as diferenças e intensidades da depressão, que podem variar não só de intensidade, mas também de sintomas e gravidade. 

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: