Moro sozinho: Como me organizar financeiramente?

Sonho que para alguns pode se tornar um pesadelo

Anúncios

O sonho de morar sozinho e ter mais liberdade pode se transformar em um grande pesadelo quando não se tem um planejamento financeiro. Jovens e adultos sonham com o dia em que vão ter um canto para chamar de seu, mas antes disso é muito importante saber que junto com a liberdade, vem a responsabilidade com contas que antes não eram suas.

Todo cuidado é pouco para esse sonho não se transformar em pesadelo ou arrependimento. O coordenador do Curso de Administração do Centro Universitário Estácio São Luís, Diêgo Henrique, explica que “Tudo deve ser pensado com muita cautela, principalmente porque quando você vai morar sozinho, você leva consigo as responsabilidades dessa moradia. Então precisa ser feito um planejamento das contas”.

Anúncios

Diêgo ainda explica que antes de tudo você precisa saber se a atual renda mensal é o suficiente para custear com todas as despesas. Contas de luz, água e internet passam a ser apenas sua responsabilidade e devem ser colocadas como gastos mensais, entrando claro, como prioridade.

“Primeiro passo é manter o equilíbrio. A economia doméstica é fundamental para garantir que você não tenha custos que excedam sua renda, então é necessário fazer anotações e acompanhamento de tudo aquilo que você gasta, colocando tudo na ponta do lápis, fazendo pesquisa de tudo que precisa comprar”, concluiu.

Anúncios

Qual a renda ideal para quem mora sozinho?

É um pouco complicado ter uma resposta assertiva sobre a pergunta, afinal, existem vários fatores que podem interferir. Como, por exemplo, se a sua nova moradia é própria ou aluguel. Sendo alugada já é mais um gasto fixo mensal.

Nesse momento é muito importante também pensar sobre a localização do imóvel e, claro, o padrão de vida que deseja levar.

Como não ficar no vermelho morando sozinho?

A palavra chave é: Planejamento e organização financeira, apenas dessa forma conseguirá se sentir seguro e bem longe de grandes dívidas que com o tempo se transformam em pesadelos.

Anúncios

Pense no seu orçamento e faça a seguinte divisão:

  • 10% – Economizar;
  • 70% – Moradia, contas, alimentação;
  • 10% – Lazer;
  • 10% – Emergência. 

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: