Artigo de aluna do curso de Ciências Naturais-Química do Câmpus Grajaú é publicado na revista internacional Research, Society and Development

O artigo “Virtual screening and molecular docking of structures with potential inhibitor of the ebolavirus glycoprotein”, da aluna egressa Maria de Lourdes de Aguiar Silva Ferreira, do curso de Ciências Naturais – Química do Câmpus Grajaú da UFMA, foi recentemente publicado na revista Research, Society and Development que apresenta Quails A3 na prévia divulgação pela Capes. O artigo é resultado do trabalho de conclusão de curso da estudante, que teve a orientação do professor Ulisses Alves do Rego, membro do grupo de pesquisa em Ciências Naturais e Biotecnologia (Cienatec).

Anúncios

O trabalho abordou métodos computacionais para investigação de possíveis inibidores da glicoproteína do vírus do Ebola. A autora do artigo comentou sobre a emoção de ter seu trabalho publicado e a importância do tema para a sociedade. “Fiquei contente ao ver meu TCC publicado, em poder apresentar a diversas pessoas um trabalho que aborda um tema muito importante referente à ebola, que é uma doença que possui uma alta letalidade. Por meio de pesquisas e da ciência, é possível obter resultados que contribuam de maneira significativa para novos estudos”, declarou.

A pesquisa também contou com a colaboração do egresso Ruan Sousa Bastos, pesquisador do grupo de pesquisa Quimebio e membro do Cienatec e do Laboratório de Modelagem e Química Computacional (LMQC) da Universidade Federal do Amapá (Unifap), que comentou a motivação para a escolha do vírus ebola como tema da pesquisa foi o novo surto ocorrido durante a pandemia. Ele percebeu que, como a covid-19 estava em alta, muitas outras doenças importantes acabaram ficando em segundo plano.

Anúncios

“O ebola possui uma alta taxa de letalidade, acima dos 60%, enquanto a covid chega próximo dos 7%, a diferença é que devido à alta taxa de mortalidade, o vírus ebola não tem uma grande transmissão. Mediante a isso, é importante ressaltar que outras doenças podem ameaçar a saúde mundial, manter esforços para desenvolver pesquisas para tais enfermidades é o papel de todo os cientistas. Ao trabalhar pesquisas com essa temática, busca-se evitar novos surtos virais que provocam não somente problemas de saúde pública, mas repercutem em toda escala social e econômica dos países afetados”, afirmou Bastos.

Também participaram da pesquisa o coautor do artigo, Edielson dos Santos Barbosa, egresso da Universidade Federal do Pará (UFPA); Lúcio Rocha de Lima, doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêuticas da Unifap; e Ionara Nayana Gomes Passos, coordenadora do grupo de pesquisa Cienatec. Além da contribuição indireta do professor Cleydson Breno Rodrigues dos Santos, presidente da Associação Brasileira de Química – Regional Amapá (ABQ/AP) e coordenador do LMQC na Unifap; e do professor Janilson Lima Souza, do Instituto Federal do Maranhão, Câmpus Bacabal, que é coordenador do Grupo de Pesquisas em Química (GPQuim).

Anúncios

O professor Cleydson Breno falou sobre a importância de estimular os estudantes e sobre a popularização da ciência. “Motivar futuros pesquisadores é uma tarefa árdua, porém prazerosa quando conseguimos ver a felicidade de um aluno que acreditou na proposta metodológica e alcançou o seu objetivo. O nosso, como pesquisadores, é a divulgação e a popularização da ciência, com trabalhos dessa natureza”, comentou.

A coordenadora do Cienatec, professora Ionara Passos, comentou sobre a importância do grupo de pesquisa no desenvolvimento dos alunos como pesquisadores. “Temos colhido bons frutos do grupo, diversos dos nossos pesquisadores já passaram em mestrados em universidades públicas renomadas. Alguns já são mestres e estão fazendo doutorado, o que nos orgulha muito. Todos os anos e durante o ano todo, o Câmpus Grajaú tem artigos publicados por esses pesquisadores que têm se doado ao máximo e podemos dizer que Grajaú é hoje uma cidade que produz ciência e ciência de ponta” finalizou.

Leia o artigo na íntegra.

Anúncios

Saiba mais

O grupo de pesquisa Cienatec foi fundado em 2014, com o objetivo de iniciar e alavancar pesquisas científicas relacionadas aos recursos naturais do município de Grajaú. O grupo foi criado pelo docente Jefferson Almeida, que hoje atua no Câmpus São Bernardo, e desde 2020 é coordenado pela professora Ionara Passos. Conta com a participação dos professores do curso de Ciências Naturais e com discentes do curso que possuam interesse na produção de pesquisas científicas. Os pesquisadores do Cienatec possuem publicações de artigos de altos fatores de impacto, de qualis elevados, assim como capítulos de livros e trabalhos apresentados em diversos congressos, seminários e eventos em geral.

Leia mais notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e Tiktok. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp/telegram (98) 98506-2064 ou pelo e-mail ocuboblog@gmail.com

Ou mande qualquer quantia pelo PIX para ocuboblog@gmail.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: